Como será a Piracicaba do futuro? A pergunta foi o que norteou o evento de lançamento do Plano de Desenvolvimento Estratégico Pira 2040 na noite de ontem, 26/06, no Teatro Erotídes de Campos. O plano é idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), e prevê o planejamento de métricas e objetivos a serem alcançados nos próximos 16 anos, nos âmbitos socioeconômico, territorial, ambiental e da gestão pública eficiente. Todas as características e etapas do plano, podem ser conferidas no site _https://piracicaba.sp.gov.br/pira2040/_ <https://piracicaba.sp.gov.br/pira2040/>, que também fornece uma pesquisa, que pode ser preenchida por todos os interessados.
Ao palco, para dar início à solenidade, subiram o prefeito Luciano Almeida; a secretária de Governo, Tássia Espego; o vereador Acácio Godoy, representando a Câmara Municipal; e o coordenador executivo da Fundação Instituto de Administração (FIA), contratada para execução do escopo e cronograma de elaboração do Pira 2040, Diego Bonaldo Coelho.
“O plano é um passo muito importante. Estamos iniciando uma trajetória que será detalhada e desenhada com os objetivos que queremos para a cidade. A premissa desse plano de desenvolvimento é estabelecer políticas públicas sobre as quais todos os gestores se baseiem, independente de qualquer coisa. Isso porque será feito pela sociedade, com pertencimento. É isso que pretendemos com o Pira 2040, pensar a cidade dos próximos 16 anos, trazendo novas ideias e reunindo os trabalhos que já são desenvolvidos no município. A sociedade piracicabana se envolve em tudo que é relacionado a Piracicaba e, por isso, o Pira 2040 é um compromisso que assumi de planejamento, que é fundamental para sermos mais eficientes com a responsabilidade de realizar o que a sociedade quer, tendo a própria população com um papel relevante nesse processo”, enfatizou Luciano Almeida.
“Esse é um momento épico, de podermos planejar qual Piracicaba nós queremos. Vivemos em uma cidade pujante, com índices fantásticos e, diante disso, o plano é uma construção que iniciamos para reformar e pensar a Piracicaba do futuro, quais os setores vamos desenvolver e, principalmente, quais caminhos devemos percorrer para alcançar esse avanço”, destacou Tássia Espego.
Para o vereador Acácio Godoy, o trabalho que integra o planejamento social é uma ação fundamental. “A geração das coisas está mudando muito rápido, por isso 2040 é um tempo que ainda conseguimos vislumbrar. E a única maneira de prosperarmos é trazendo equilíbrio social com planejamento, pensando no futuro para que continuemos avançando sem deixar ninguém para trás”, disse.
“Sou de Americana, mas sempre tive em Piracicaba um grande vetor de desenvolvimento e a FIA entende isso, então é uma grande alegria institucional e pessoal estar nesse evento, fazer parte desse projeto, com o qual poderemos inspirar transformações, tendo uma oportunidade épica de olhar para a frente e construir esse futuro”, salientou Diego Coelho, da FIA.
DINÂMICA – Após a introdução do Pira 2040, Lauanna Campagnoli, integrante da equipe da FIA, e Giulia Bertanha, aluna do Colégio Cotip, da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), realizaram uma dinâmica com os presentes no Teatro do Engenho, como forma de apresentar o conceito básico do Plano de Desenvolvimento Estratégico. Giulia foi a segunda colocada na Maratona Regional de Startups, destaque na prova de redação do ENEM e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2024).
A dinâmica consistiu no preenchimento da Pesquisa Visão de Futuro, na qual todos colocaram quais setores desejam aprimorar em Piracicaba. Os participantes também puderam escrever suas ideias para os setores territorial, econômico, meio ambiente, social e bem-estar, depositando em urnas.
Na sequência, Lauanna Campagnoli apresentou o escopo e o cronograma do Pira 2040, que engloba formação de grupo de acompanhamento e pesquisa, diagnóstico municipal, estruturação do planejamento estratégico, apresentação oficial do plano e entrega da minuta do Pira 2040, que está prevista para outubro deste ano.
E para percorrer todas as etapas, o Plano de Desenvolvimento fará oficinas em bairros e audiências públicas, para alinhamento de todo o conteúdo com a sociedade piracicabana.
Ao final, Diego Coelho leu a redação da estudante Ana Clara Valente de Lima, de 15 anos, que garantiu o segundo lugar no concurso de redação do Projeto EPTV na Escola 2023.
“Minha redação foi sobre a importância do convívio dos jovens com a natureza, e também sobre tudo o que as cidades e a sociedade podem melhorar nessa questão. E eu espero que, no futuro, Piracicaba seja uma cidade com um convívio bom entre as pessoas e com a natureza”, disse Ana Clara.
O PLANO – O Pira 2040 visa atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU e também considera mudanças de cenário ocorridas na cidade nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19 e as mudanças climáticas.
Os principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico são: fomentar o debate amplo na sociedade de Piracicaba, estimulando a interlocução entre diferentes setores e a administração pública; traçar cenários de futuro que orientem discussões no médio prazo e a revisão de planos setoriais e planejamento orçamentário; prover instrumentos adicionais de gestão que otimizem a transparência e o controle social e os resultados da aplicação de recursos; e orientar os próximos passos do planejamento municipal através de diretrizes alinhadas com a visão de futuro e objetivos estabelecidos.
Além disso, o conceito aplicado no Pira 2040 abrange a definição participativa de Visão de Futuro para a cidade, bem como os objetivos de longo prazo. Além disso, considera também a definição de eixos para o planejamento por meio da indicação de diretrizes e projetos relevantes e o aumento da eficiência da gestão pública a partir das metas.
Participaram também do evento de lançamento demais secretários municipais, vereadores e autoridades. A cerimônia ainda foi embalada pela apresentação musical da dupla Sérgio e Carola.