Piracicaba Saudável. Este é o nome do projeto que começa nesta quarta-feira, 22, às 7h30, nos PSFs Jardim Oriente e Serra Verde, e tende a se ampliar para todas as unidades da Atenção Básica (UBS's, CRAB's e PSF's) espalhadas pela cidade. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto das secretarias de Saúde (SEMS) e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) para aplicar o conceito: 'Atividade Física é Saúde'.
Na abertura do programa, estarão presentes o prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, visto que a atividade, integrando Selam e SEMS, é uma proposta que compõe o Projeto de Governo de Barjas Negri. As atividades começam com checagem de pressão arterial e acompanhamento das atividades físicas dos participantes por profissionais das duas áreas.
“Nosso objetivo é ampliar gradativamente essa ação integrada a todas as UBS's, CRABs e PSF's e Núcleos do Programa de Atividades Motoras (PAM) do município”, disse o secretário de Saúde dr. Pedro Mello. De acordo com o secretário, o trabalho em questão é um avanço na prevenção à saúde e abre novas perspectivas aos usuários das unidades de saúde. “Certamente essas atividades trarão melhor qualidade de vida aos seus participantes, principalmente à pessoas com problema de peso, hipertensão e diabetes” explicou.
Piracicaba Saudável terá seu início junto com o projeto Caminhada pela Saúde, do vereador Maestro Jonson, cujas atividades serão ministradas pelo professor de Educação Física Leandro Fernandes. As aulas dos projetos Piracicaba Saudável e Caminhada pela Saúde ocorrerão às segundas-feiras no PSF do Jardim Oriente e PSF do Jardim Serra Verde, sendo na primeira unidade às 7 horas e na segunda, às 8 horas. Nas quartas-feira, no Serra Verde começa mais cedo, às 7 horas, e no Jardim Oriente, às 8 horas.