A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semad (Secretaria Municipal de Administração), lança na próxima segunda-feira, 11/12, em evento às 9h no auditório do Centro Cívico, o Hub GovTech Piracicaba, iniciativa voltada para acelerar a transformação digital da Prefeitura, com o intuito de identificar e recomendar inovações e soluções digitais para atender as demandas das Secretarias Municipais, capacitar servidores públicos municipais para o desenvolvimento de habilidades digitais e apoiar a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). O evento é aberto ao público.

foto da primeira página do portal do Hub GovTehc, com textos informativos sobre Missão e Visão
Portal do Hub GovTech

Conforme Pedro Chamochumbi, assessor de Desenvolvimento Organizacional e agente de Governo Digital na Semad, a proposta do hub é apoiar a implantação de um modelo de gestão pública inovadora, eficiente e centrada no cidadão, utilizando as tecnologias como catalisadoras da transformação digital para proporcionar o desenvolvimento dos servidores e a melhoria na prestação de serviços aos munícipes de Piracicaba. “Com o Hub GovTech, buscamos melhorar a eficiência da geração de dados de apoio à Gestão Pública, ampliar os serviços digitais oferecidos à população e promover o desenvolvimento sustentável e ágil do município”, falou.

Entre os programas já disponíveis na plataforma do Hub GovTech (hubpiracicaba.com/hubgovtech) estão: Programa Acelera GOV, que facilita a aproximação entre empresas fornecedoras de tecnologias para o Governo (GovTechs) e a Prefeitura de Piracicaba; Programa de Formação de Servidores Digitais, que oferece acesso gratuito a cursos de capacitação e atualização profissional contínua para servidores públicos municipais interessados em desenvolver suas competências digitais; e o Programa Venda para o Governo, que propõe comunicar as oportunidades e procedimentos para empresas locais fornecerem produtos ou serviços diretamente à Prefeitura, promovendo, assim, parcerias valiosas e estimulando o desenvolvimento econômico local.

A iniciativa tem apoio do Hub Piracicaba, do CMCTI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), do Instituto Pecege e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

“O propósito é contribuir para a consolidação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento pela Prefeitura, bem como contribuir para a formação de uma cultura digital em conformidade à ISO 27.000, a lei nº 14.129/2021, mais conhecida como Lei do Governo Digital, e a Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, sendo, portanto, um importante instrumento de desburocratização dos serviços públicos municipais”, explicou Pedro Chamochumbi.

SERVIÇO – Lançamento do Hub GovTech. Segunda-feira, 11/12, às 9h, no auditório do Centro Cívico (Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Centro).