A Prefeitura de Piracicaba vai ampliar a participação popular na discussão e apresentação de propostas para o Plano Plurianual 2018/2021. A partir da proposta de trabalho do prefeito Barjas Negri, que está em seu programa de governo, foi montada uma comissão de secretários para dar dinamismo às discussões e envolver toda a sociedade.

Por isso, no próximo sábado (4), a partir das 10 horas, acontece o lançamento do PPA 2018/2021, no anfiteatro do Centro Cívico (Prefeitura). Na ocasião o vice-prefeito e secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antônio de Godoy, e o secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite, farão a apresentação do site em que a população e a sociedade civil organizada poderá apresentar.

Desde a segunda quinzena de fevereiro, os secretários José Antônio de Godoy (Governo), José Admir Moraes Leite (Finanças) e Miromar Rosa (chefe de Gabinete) se reúnem todas as sextas-feiras para discutir ações para divulgar o PPA 2018/2021. Eles têm o apoio de Telma Trimer de O. Pereira, que é diretora de Administração Financeira.

A primeira providência do grupo foi de encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei, elaborado pela Procuradoria-Geral, que pede a prorrogação do prazo de entrega do PPA 2018/2012 de março para 31 de maio. Com isso, a Prefeitura ganhará mais prazo para divulgar e garantir maior participação popular, que é a proposta do prefeito Barjas.

Segundo o chefe de Gabinete, Miromar Rosa, já foi encaminhado ao líder de Governo, vereador José Aparecido Longatto, cópia do projeto para que ele apresente aos demais colegas, justificando que a intenção do Executivo é de ampliar a participação popular. Todos os vereadores receberão na próxima semana uma cópia do PL e uma exposição justificativa, explicando a necessidade de um prazo maior.

Outra situação que os secretários destacam é de que, paralelamente, às plenárias do Orçamento Participativo 2017, ocorrerão divulgações de como encaminhar sugestões para o PPA 2018/2021. A principal ferramenta será um site (ppa.piracicaba.sp.gov.br), que estará disponível a partir de 4 a 29 de março. No site, além da explicação técnica do que é o PPA, haverá o calendário das plenárias do OP/PPA e também um formulário para a apresentação das propostas.

José Antônio de Godoy explicou que todo cidadão ou entidades poderão apresentar até três sugestões. Para isso, o cidadão deverá entrar no site, fazer um cadastro simples, principalmente escolher para qual área pretende fazer um sugestão. "Todas as áreas estarão disponíveis considerando o Plano de Governo do prefeito Barjas que foi discutido com a população e está devidamente protocolado na Justiça Eleitoral", comentou Godoy.

O secretário José Admir acredita que haverá maior participação popular e também das entidades. "Hoje, o cidadão quer se envolver na construção dos destinos de sua cidade. É uma tendência. E, quando se coloca à disposição essa participação pela internet, com um formulário eletrônico, a expectativa é de que aja uma maior participação popular", comentou.

Nesta sexta-feira (17), o grupo se reuniu novamente para aprovar o site e os folhetos de divulgação. Ficou definido também que no próximo dia 4 de março, sábado, acontecerá o lançamento do PPA 2018/2021, no anfiteatro do Centro Cívico, a partir das 10h. Serão convidados os representantes do OP, secretários, vereadores e entidades.