A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) está lançando dois cursos gratuitos voltados para a cultura de inovação. São eles o Start para a Inovação e Ferramentas para Inovar. Os interessados podem fazer a sua inscrição até 14/08 pelo site da Semdettur

3 alunos concentrados trabalham em seus respectivos computadores
Os cursos são direcionados para gestores, empreendedores e estudantes

O Start para Inovação será ministrado no período da manhã, nos dias 22 e 24/08, enquanto que o Ferramentas para Inovação acontece nos dias 29 e 31/08. Ambos serão ministrados no Centro de Educação Profissional de Piracicaba (CEPP) da Fumep, tendo como público-alvo empreendedores, gestores, estudantes e profissionais em geral.

José Luiz Ribeiro, titular da Semdettur, disse que a iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura em promover o desenvolvimento econômico e profissional da comunidade, incentivando a cultura empreendedora e a adoção de práticas inovadoras.

“Os cursos oferecidos são uma excelente oportunidade para os cidadãos de Piracicaba adquiriram novos conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados tanto no mercado de trabalho quanto na criação de novos empreendimentos”, ressaltou o secretário.

Programação curso Start para Inovação:

• O que é inovação e por que ela é importante;

• Conceito e tipos de inovação;

• Benefícios e desafios da inovação;

• Exemplos de inovação em diferentes setores e contextos;

• Como pensar de forma inovadora;

• Habilidades para a inovação;

• Ferramentas e técnicas para a geração de ideias;

• Como colocar sua mente inovadora em prática.

Programação curso Ferramentas para Inovar:

• Introdução às ferramentas de inovação e para que servem as ferramentas de inovação;
• Como escolher as ferramentas adequadas para cada situação;
• Ferramentas para a definição do problema e da solução, como: Design Thinking: como entender as necessidades e as dores dos usuários;
• Lean Startup: como testar as hipóteses e validar o produto mínimo viável;
• Ferramentas para o desenvolvimento e a entrega da solução, como:
• Scrum: como organizar o trabalho em ciclos ágeis e iterativos;
• MVP: como construir e lançar o produto mínimo viável.
• Ferramentas para a avaliação e a melhoria da solução, como:
• Feedback: como coletar e analisar as opiniões e as sugestões dos usuários;
• PDCA: como identificar e corrigir os problemas e as oportunidades de melhoria.