Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura lança campanha para descarte consciente de medicamentos vencidos

Por Comunicação Social / Publicado em 15/08/2019
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e Defesa do Meio Ambiente, realiza a partir desse mês uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou não utilizados, além de resíduos perfurocortantes (seringas e agulhas).

O lançamento da campanha acontece nesta quinta-feira (15/08) no gabinete do prefeito Barjas Negri e contou com as presenças dos secretários municipais de Saúde, dr. Pedro Mello, de Meio Ambiente, José Otávio Menten, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, além de representantes das Pastas envolvidas, entidades e associações.

Com o slogan Descarte Consciente – Faça o Bem sem Olhar a Quem!, a campanha tem a coordenação do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e Associação #EuToNaFé, e parceria do Conselho Municipal de Saúde, CRF (Conselho Regional de Farmácia), Vigilância Sanitária e das secretarias municipais de Governo e Desenvolvimento Econômico e da Educação.

De acordo com a coordenadora do DAF, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, o objetivo é conscientizar a população dos perigos causados por acúmulo de medicamentos em casa, o descarte em lixo comum dos vencidos ou não utilizados, resíduos perfurocortantes e também reforçar o serviço existente em Piracicaba. Os pontos de descarte estão em todas as farmácias de rede municipal e em redes farmacêuticas do município. Para a campanha também haverá distribuição de material informativo (cartazes e folders) nesses locais e também em escolas estaduais e municipais.

“Queremos informar à população sobre como proceder com os medicamentos vencidos, que sobraram de algum tratamento e estão guardados em casa, além de informar também aos pacientes diabéticos que usam insulina diariamente e precisam fazer o descarte correto das seringas e agulhas. Lembrando que devemos evitar o acúmulo de medicamentos em casa, pois pode propiciar a ingestão acidental por crianças e idosos, causando intoxicação grave e também a automedicação, já que o paciente pode usar o medicamento sem orientação do profissional, de forma incorreta e irracional, causando muitos malefícios à saúde”, explicou Ana Raquel.

Os resíduos coletados nos pontos de descarte são encaminhados para tratamento pelo sistema de “Micro-Ondas” por uma empresa especializada. Após o final do processo, os resíduos são aterrados.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Osvaldo Cruz, no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. No Brasil, são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo, sendo a intoxicação por medicamentos a causa de 20% dos óbitos registrados no País.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.