A Prefeitura de Piracicaba através do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), em parceria com o Instituto de Mama de Piracicaba (IMP), lançou na manhã de domingo (04), na Área de Lazer do Trabalhador, a Campanha “Outubro Rosa”, que consiste na conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

O ato contou com as presenças o prefeito Gabriel Ferrato, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Selma Ferrato e o representante do IMP, o médico mastologista, Sergio Bruno. O Quarteto de Cordas Opus 4 abrilhantou o evento, além de um recital com textos sobre a mulher e distribuição de material preventivo sobre o câncer de mama.

No local os parceiros da campanha realizaram diversas atividades para entreter o público presente, indo desde apresentação de teatro infantil até sessões de maquiagem e pintura.

O médico Sergio Bruno, do IMP, ressalta que o intuito do evento é incentivar a prevenção ao câncer de mama, que segundo ele, atinge 55 mil mulheres por ano no País. “O diagnóstico precoce permite a cura da doença. Mulheres acima de 40 anos e acima de 35 anos com histórico da doença na família, devem realizar o exame de mama. E estas ações como o Outubro Rosa são importantes para incentivar a prevenção”.

Sergio Bruno diz que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. “Mas muitas pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável. O câncer de mama apresenta sintomas e sinais em seu estágio inicial e se descobertos cedo, podem ser tratados a tempo. A detecção precoce ajuda a reduzir a mortalidade e traz melhores resultados no tratamento de alguns tipos de câncer”.

A presidente do Fussp diz que este é o 3º ano do evento, que a cada edição reforça a importância da prevenção ao câncer de mama. “Alertar as mulheres piracicabanas sobre o câncer de mama é um dos meios mais eficazes para que possamos diminuir os casos da doença,que hoje está entre as principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Toda atenção é essencial e através do exame pode se constatar ou não a presença do câncer de mama. Se for descoberto no início a chance de cura pode chegar a 90%”.

O prefeito lembrou que viveu de perto o drama da câncer de mama que atingiu a sua esposa e presidente do Fussp, Selma Ferrato. “Estamos desfrutando a vida, que é o objetivo desse evento, disseminando a conscientização e prevenção, para que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida. E a campanha “Outubro Rosa” tem uma grande adesão da população. As pessoas vestem uma peça rosa, usam o lacinho, enfeitam os locais de rosa. É muito gratificante”, destacou Gabriel Ferrato.

Apoiam a campanha os parceiros Pretty Hair, Rosa Flores, Delta Supermercados, Avon e Bolo da Madre.

Por conta do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde está com agenda aberta nas unidades da Atenção Básica (UBSs, PSFs e CRABs) todas as terças e quartas-feiras de outubro para a coleta de material do exame de papanicolau. Nesses dias, toda mulher sexualmente ativa pode buscar sua unidade de saúde de referência e solicitar o exame, sem agendamento prévio. O exame é importante para a prevenção ao câncer de colo de útero, o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil.

A Secretaria da Saúde realizará uma gincana, em parceria com o FUSSP, onde serão premiadas as equipes que conseguirem coletar o maior número de exames neste mês.

Exames de Mama- Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Programa de Saúde da Família (PSF) mais próxima para agendar consulta com médico que solicitará o agendamento do exame e será informado pela unidade de saúde o dia, horário e local do exame. Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno a UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro de Referência em Saúde da Mulher para tratamento e acompanhamento.