Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura lança campanha Luz, Câmera e Proteção! para reforçar segurança no trânsito

Ação inclui monitoramento em novas vias, blitzes educativas e materiais de conscientização espalhados pela cidade

Por CCS / Publicado em 02/09/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, lançou nesta terça-feira, 02/09, a campanha Luz, Câmera e Proteção!, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sistema de câmeras de monitoramento na promoção da segurança viária e na inibição de infrações.

A imagem mostra dois homens em pé em frente a um ônibus preto com detalhes amarelos. O ônibus tem uma mensagem em letras grandes que diz "CRIMES E IMPRUDÊNCIAS NO TRÂNSITO". Há também a inscrição "CIDADE MONITORADA 24 HORAS CÂMERAS" e o logotipo da "PREFEITURA DE PIRACICABA". O homem à esquerda veste uma camisa rosa, calça jeans e sapatos pretos. Ele está com as mãos nos bolsos. O homem à direita veste uma camisa azul clara, calça jeans e sapatos pretos. Ele está com as mãos entrelaçadas na frente do corpo. Ambos os homens estão olhando para a câmera com um leve sorriso. Ao fundo, vê-se um edifício moderno de concreto com janelas e uma torre alta, possivelmente um coqueiro. O céu está azul com algumas nuvens. A imagem parece ter sido tirada durante o dia, com boa iluminação.
O prefeito Helinho Zanatta e o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo

Com o slogan Cidade Monitorada – Câmeras 24h. Contra Crimes e Imprudência no Trânsito, a campanha será divulgada em diferentes formatos: oito ônibus adesivados que circularão por toda a cidade, dez faixas instaladas em rotatórias, banners informativos e exibição no telão da rodoviária.

A campanha também contempla ações de conscientização voltadas à população nas novas vias que passam a ter monitoramento: Av. Água Branca com Av. Luciano Guidotti; Av. Raposo Tavares na altura do nº 670; Av. Rio das Pedras com Av. Luiz Totti Filho; Av. Luciano Guidotti com Rua Carmine Testa; Av. Alberto Vollet Sachs com Av. Cassio Paschoal Padovani; Av. Rui Barbosa, altura do nº 714; Av. Armando de Salles Oliveira com Rua Voluntários; e Av. José Micheletti com Rua Dom Pedro I. Nesses pontos, serão fiscalizadas infrações como uso do celular ao volante, conversão proibida e avanço do sinal vermelho, entre outras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A imagem mostra a lateral traseira de um ônibus amarelo decorado com uma campanha de segurança no trânsito. O ônibus exibe a mensagem "CONTRA CRIMES E IMPRUDÊNCIAS NO TRÂNSITO" em letras grandes e amarelas sobre um fundo preto. Há também imagens de uma jovem segurando uma claquete e a inscrição "LUZ CÂMERA PROTEÇÃO", indicando o uso de câmeras de vigilância para aumentar a segurança. A frase "CIDADE MONITORADA 24 HRS" reforça a ideia de vigilância contínua. Ao fundo, vê-se uma parada de ônibus com pessoas sentadas e árvores frondosas, sugerindo um ambiente urbano. O céu está claro e azul, com algumas nuvens.
A campanha conta com oito ônibus adesivados que circularão por toda a cidade

No mês de setembro, aos agentes de trânsito realizarão blitzes educativas em dez pontos estratégicos da cidade, incluindo as avenidas Dr. Paulo de Moraes, Armando de Salles Oliveira, Independência, Raposo Tavares, Comendador Luciano Guidotti, Corcovado, Professor Alberto Vollet Sachs, Dois Córregos, Limeira e Rio das Pedras — locais que registraram os maiores índices de sinistros no ano passado.

“A prevenção a acidentes passa pela prudência e pelo respeito às regras de trânsito. As vias estão monitoradas para que os motoristas cumpram o Código de Trânsito e, acima de tudo, para que todos se respeitem e sintam seguros”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta durante o lançamento da campanha.

Já o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, destacou a função das câmeras. “Mais do que vigiar, o sistema atua para proteger. Ele funciona 24 horas para identificar delitos, apoiar as forças de segurança e fiscalizar condutas imprudentes, como avanço de sinal”, explicou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.