A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), em parceria com a Via Ágil, lançou na tarde desta quinta-feira (07), no Auditório do Museu da Água, a Campanha de Trânsito 2018, que tem como tema A Culpa é Sua. Participaram do lançamento o prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, secretários municipais, vereadores, diretores da Via Ágil e parceiros da campanha. O objetivo da campanha é alertar a população para o fato de que grande parte dos acidentes de trânsito podem ser evitados, já que 94% deles são causados por falha humana, segundo dados do Infosiga-SP. A mistura de bebida e direção e o respeito à faixa de pedestres também serão o foco da campanha.

Nos próximos meses estarão espalhados pela cidade faixas, banners, cartazes, além de veiculação de spots em rádios e vídeos para programas de TV. A grande atração em 2018 será o ônibus totalmente adesivado, alusivo à campanha. Uma parceria com a empresa Via Ágil possibilitou essa diferenciada comunicação, que promete despertar a atenção do público em geral. Outro diferencial foi o jingle produzido pelo músico Franco Junior e cantado por Julia Simões. A música será veiculada em várias emissoras da cidade. E também um ônibus personalizado com o tema da campanha, percorrerá determinada linha de ônibus, uma vez por semana.

“Investimos muito em obras de mobilidade urbana, com recuperação asfáltica de ruas e avenidas, mudança e otimização de traçados, além da instalação de semáforos e reforço de sinalização e a busca de recursos para a melhoria das rodovias que ligam Piracicaba a outras cidades. Todas essas ações, combinadas às campanhas de trânsito, dão resultados que podem ser notados nos dados estatísticos. Como exemplo, vemos a diminuição no número de mortes no trânsito a cada ano: de janeiro a abril de 2017 foram 23 óbitos, enquanto que no mesmo período deste ano, esse número foi de 13 mortes”, analisa o prefeito Barjas Negri.

O prefeito mais uma vez destacou que, durante o seu mandato, as campanhas de conscientização no trânsito serão constantes, como forma de melhorar o comportamento não só dos motoristas em geral, mas também dos pedestres. Akira explica que para cada campanha de conscientização no trânsito são escolhidos temas relacionados ao maior índice de desrespeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro. Já foram abordados temas como o desrespeito ao uso do cinto de segurança, motociclistas e o uso de telefone celular. “Engenharia e fiscalização são pilares que norteiam as campanhas. Essas ações tem contribuído para diminuição dos acidentes na malha viária urbana de Piracicaba”. Entretanto, para continuidade da diminuição de acidentes, ressalta o secretário, “há necessidade de campanhas permanentes de conscientização, pois a pressa do dia a dia e o desrespeito às regras invariavelmente se traduzem em acidentes”. A representante do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Paula Quiroga, destacou a articulação da Prefeitura com outros segmentos na cidade, como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e entidades patronais, para buscar conjuntamente, reduzir o número de óbitos no trânsito. “A meta do Movimento é reduzir em 50% o número de óbitos no Estado de São Paulo. Se nada for feito para mudar esta estatística, em pouco tempo o trânsito será a terceira causa de morte”. A Campanha, que conta com o apoio de várias entidades de Piracicaba, terá duração de três meses e meio e será finalizada na Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.

Confira dias e horários das blitze educativas*:

– 12/06, às 8h: Av. Independência com Armando de Salles Oliveira – 15/06, às 8h: Av. Independência com Av. José Micheletti – 20/06, às 17h: Av. Dr. Paulo de Moraes com rua do Rosário – 22/06, às 17h: Av. Dr. Paulo de Moraes com rua Antônio Correa Barbosa – 25/06, às 12h: Av. Armando de Salles Oliveira com rua Dom Pedro Primeiro – 28/06, às 17h: Av. Centenário com av. Carlos Botelho – Além das blitze, ações em escolas, bares e empresas estão sendo programadas

*sujeito a alteração de horários e datas

Jorge Akira apresentou ônibus adesivado alusivo à campanha