A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), já reconstruiu cinco pontes de madeira da zona rural e fez reparos em mais nove, apenas neste primeiro semestre de 2022.
A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais. O trabalho artesanal feito com eucalipto tratado e pela equipe de sete servidores garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.
Ecidir Aparecido Prudente Ferreira, servidor e encarregado da equipe da Sema, já trabalha com pontes de madeira há 12 anos. Ele conta que todo trabalho é planejado cuidadosamente para garantir a segurança da população e a durabilidade da obra.
“Quando verificada a necessidade de reconstrução, demolimos a ponte, preparamos toda a fundação para colocar os esteios de sustentação e partir para a reconstrução de fato, com travas de aço, pedras de concreto fundidas pela Sema e madeira tratada, para então cobrir com terra e o material para pavimentos, que pode ser lajão britado ou agregado reciclado”, explica Ferreira.
O atendimento às pontes segue programação que prioriza os locais mais urgentes ou sem possibilidade de passagem, e a equipe diariamente monitora as pontes para verificar possíveis problemas.
Equipe é especializada na contrução de pontes de madeira
As pontes que foram reconstruídas neste ano ficam nos bairros de Anhumas, Almeida, Pedra Branca e Santa Olímpia. Os reparos foram em pontes dos bairros Campestre, Pau Queimado, Pedra Branca, Pau D’Alho, Pau d”Alhinho, Santa Olímpia, Passa Cinco, Água Bonita e Santa Isabel. Além disso, há a limpeza e poda de mato ao redor das pontes, que é feita semanalmente.
“Dispomos de uma ótima equipe de técnicos que busca atender todas as regiões de acordo com uma pré-programação, e sempre recebemos o retorno positivo dos moradores atendidos”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame.
Pontes são monitoradas, conservadas e reparadas diariamente