A Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), já instalou 112 faixas elevadas de um total de 129 programadas em ruas e avenidas de todas as regiões de Piracicaba. Esses dispositivos, mais eficientes na segurança do que as faixas de pedestres convencionais, ficam em pontos estratégicos, como em frente a escolas e locais de intenso movimento de veículos e pedestres.

Faixa elevada na rua Roberto Vaz dos Santos, 23, no Serra Verde, próximo ao PSF

As faixas elevadas atendem a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência. Cada estrutura possui uma plataforma com 4 metros de comprimento, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, rampas de 1,5 metro de extensão e a largura conforme a via a ser implantada.

A escolha dos locais na cidade foi realizada pelo setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que considerou critérios como fluxo, indicações via SIP-156, lideranças, vereadores, com consulta ao Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência).

Faixa elevada na travessa Dona Eugênia, no São Dimas

A execução das faixas elevadas está incluída nas etapas de melhorias viárias I e III, já finalizadas, e na IV, em vigência, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Educação e Manutenção do Trânsito, de multas de trânsito no município e por meio de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo.

Escola Sud Mennucci também teve uma faixa elevada instalada para dar mais segurança aos estudantes

“As faixas elevadas auxiliam os estudantes durante a travessia próximo a escolas, principalmente nos horários de entrada e saída, quando o fluxo de veículos é maior. Também pensamos na acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, crianças e obesos, já que esse tipo de dispositivo facilita a travessia. Além de ser melhor para os pedestres, elas também são de mais fácil visualização para os motoristas”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.