A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) irá reordenar os serviços destinados à população em situação de rua. Após diagnóstico dos serviços existentes, a pasta realizará unificação do atendimento no modelo Casa de Passagem e ofertará no Núcleo de Acolhimento Califórnia atendimento 24h para pessoas em situação de rua de Piracicaba, bem como para migrantes e trecheiros. Atualmente, existem dois serviços separados: um atende pessoas em situação de rua de Piracicaba e o outro, migrantes e trecheiros.

Além do pernoite, o novo modelo oferecerá oficinas durante o dia e três refeições para este público, levando em conta os dados do Censo da População em Situação de Rua, realizado em setembro deste ano, que revelou que quase 30% ficou sem comer pelo menos um dia na semana anterior.

Edital de chamamento público para que organizações da sociedade civil apresentem propostas para execução do serviço já neste formato está aberto até a próxima quarta-feira, 24/11. Podem participar Organizações da Sociedade Civil de todo o Brasil, desde que tenham registro no Conselho Municipal de Assistência Social de sua sede.

Neste novo formato, a titular da Pasta, Euclídia Fioravante, prevê um impacto positivo no atendimento. “Queremos garantir qualidade de atendimento para todos os públicos em situação de rua, como melhora na articulação da rede de atendimento, especialmente como Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro Pop).”

O edital ainda estabelece a composição de equipe técnica para o atendimento e acompanhamento psicossocial e o desenvolvimento do Plano Individual de Acompanhamento (PIA), junto ao Centro Pop, visando promover a proteção integral da população em situação de rua, por meio da oferta de espaço de convivência, garantia de segurança alimentar, com todas as refeições e cozinha própria, reinserção familiar e comunitária, e apoio para a inclusão no mercado de trabalho ou geração de renda.