A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), revitalizou a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), instalada no 2º andar do prédio do Centro Cívico. O espaço passou por reforma, troca/aquisição de mobiliário e de novos equipamentos. O investimento foi de R$ 480.232,80. A inauguração aconteceu hoje, 04/12.

Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM): trânsito, Guarda Civil e Polícia Militar integrados

A CIMM contará com 15 câmeras, que fazem o monitoramento do trânsito e auxiliam as forças policiais – Guarda Civil e Polícia Militar – em ações de segurança, uma vez que poderão ser compartilhadas pelas corporações. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, nesta etapa já será possível a transmissão, em tempo real, das imagens das 15 câmeras. “Com essas câmeras, os agentes de trânsito que operam a Central poderão alterar planos semafóricos e também se comunicar com os agentes de trânsito, Guarda Civil e Polícia Militar quando houver qualquer intercorrência nas vias monitoradas, como congestionamentos ou acidentes”, explica Akira.

As 15 novas câmeras estão em postes de 15 metros de altura, nas vias com maior movimento: av. Limeira x av. Mons. Martinho Salgot; av. Primeiro de Agosto (próximo ao viaduto João Carmignani); av. Centenário, próximo à rua Liberato Macedo; av. Luciano Guidotti x av. Antonio Fazanaro; av. Armando de Salles Oliveira x av. Torquato da Silva Leitão; rotatória da av. Piracicamirim x av. Alberto Vollet Sachs; av. Independência x rua Treze de Maio; viaduto da av. 31 de Março x av. Luciano Guidotti; av. Dr Paulo de Moraes x rua da Glória; av. Dona Francisca x rua Jerônimo Gallo; av. Corcovado x av. Euclides Figueiredo; av. Independência x rua XV de Novembro; av. Armando de Salles Oliveira x rua Regente Feijó, av. 31 de Março x av. Independência e sobre o prédio do Centro Cívico.

“Piracicaba tem 405 mil habitantes e uma frota de 323 mil veículos. Fazer o trânsito fluir, e com segurança, é um grande desafio para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que tem investido constantemente em novas tecnologias e na gestão integrada de equipamentos”, ressalta o secretário.

Ainda segundo Akira, além da CIMM, o município conta com os semáforos das principais avenidas integradas com a Central Semafórica. Isso só foi possível quando a Semuttran investiu na troca de semáforos com lâmpadas convencionais por LED.

O prefeito Barjas Negri ressaltou que a reformulação da CIMM é fruto de um trabalho intenso e de investimentos públicos, com ação integrada entre o trânsito, com as 15 novas câmeras, e a segurança, com 35 novas câmeras da Guarda Civil, anunciadas recentemente. “Piracicaba se transforma, gradativamente, em uma cidade mais inteligente e mais segura”, disse.