Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura investe mais de R$ 46 milhões em serviços da rede socioassistencial de Piracicaba

Contratos garantem recursos voltados para famílias em situação de vulnerabilidade do município em 2026

Por CCS / Publicado em 12/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma sala de conferências com uma audiência sentada em cadeiras. Um homem no lado esquerdo da imagem está de pé, falando em um microfone e vestindo uma camisa azul clara e calças azuis. Várias pessoas na audiência estão olhando para ele, e outras estão conversando. Há também algumas pessoas em pé atrás da audiência, algumas delas segurando câmeras, o que sugere que o evento está sendo filmado ou transmitido. O ambiente parece ser formal, com paredes de madeira e iluminação de teto. Uma pequena placa azul com o símbolo de acessibilidade para cadeiras de rodas está no chão em primeiro plano.
O prefeito Helinho Zanatta destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas OSCs para Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, realizou na tarde desta segunda-feira, 12/01, uma coletiva de imprensa para a assinatura dos termos de colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam na área social. Ao todo, foram firmados 34 contratos, responsáveis por atendimentos em 45 unidades diferentes no município.

O investimento total para 2026 será de R$ 46 milhões, que serão repassados pelo município às entidades ao longo do ano, beneficiando 36.430 famílias atendidas pelos serviços da rede socioassistencial em Piracicaba.

Entre as entidades parceiras estão organizações que atuam no atendimento a idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, mulheres em situação de violência e pessoas em situação de rua, reforçando a abrangência e a diversidade dos serviços prestados pela rede socioassistencial em Piracicaba.

A assinatura simbólica ocorreu no anfiteatro da Secretaria e contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, do secretário da Pasta, Edvaldo Brito, técnicos da assistência social, representantes das OSCs, os vereadores Pedro Kawai, Thiago Ribeiro, Fabrício Polezi, Josef Borges, Renan Paes e Zezinho Pereira, além de secretários municipais e da imprensa.

A imagem mostra um auditório com uma plateia sentada em cadeiras, voltada para um palco onde há um projetor exibindo um slide. No palco, algumas pessoas estão em pé, incluindo um homem que parece estar apresentando. Há bandeiras ao lado do palco. A iluminação é artificial, vinda de luminárias no teto. As paredes do auditório são revestidas de madeira clara e as cadeiras da plateia são pretas. Algumas pessoas na plateia estão com celulares ou papéis nas mãos.
A assinatura simbólica ocorreu no anfiteatro da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família

Na abertura da coletiva, o secretário Edvaldo Brito destacou que o objetivo da coletiva de imprensa foi dar transparência para a aplicação dos recursos públicos e ressaltou o papel das OSCs como parceiras fundamentais da Secretaria. “As entidades atuam diretamente no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou em risco de vulnerabilidade social, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da rede de assistência no município”, explicou.

A imagem mostra um homem em pé em um chão de madeira em frente a uma tela de projeção. Ele está segurando um microfone e falando, com o braço esquerdo estendido. Ele está vestindo uma camisa polo azul escura e jeans azuis escuros, com tênis brancos. A tela de projeção exibe texto em português, que parece ser o título de uma apresentação: "Apresentação dos Termos de Colaboração da Assistência Social para 2026". Abaixo deste título, há logotipos de "SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E FAMÍLIA" e "PREFEITURA PIRA PIRACICABA". A parte inferior da tela também contém texto menor e identificadores de redes sociais. À esquerda do homem, há uma mesa coberta com um pano. À direita, um pódio de madeira é parcialmente visível. A sala tem uma parede de cor clara com tomadas elétricas e algumas luminárias visíveis no chão.
O secretário Edvaldo Brito destacou que o objetivo da coletiva de imprensa foi dar transparência na aplicação dos recursos públicos

O prefeito Helinho Zanatta enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelas OSCs para Piracicaba, destacando que muitas delas atuam há décadas no município, prestando serviços essenciais e de qualidade à população. “Estamos assegurando recursos para que essas organizações continuem exercendo um papel fundamental na cidade, oferecendo acolhimento, dignidade e oportunidades para quem mais precisa. Esse investimento reflete o compromisso da Prefeitura com as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o prefeito.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.