Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura investe em ações voltadas ao bem-estar animal

Unidade móvel e pista de caminhada para cães estão entre as benfeitorias realizadas pela Gerência de Bem-Estar Animal

Por CCS / Publicado em 02/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
Na imagem, três mulheres estão em pé em um campo aberto, cada uma com um cachorro na coleira. Todas as mulheres vestem camisetas pretas com um logotipo vermelho e branco no lado esquerdo do peito, calças jeans azuis e pochetes pretas na cintura. A mulher da esquerda, com cabelos loiros longos presos em um rabo de cavalo, está segurando a coleira de um cachorro grande, de pelo preto e marrom. O cachorro está olhando para a câmera com a língua para fora. A mulher do meio, mais velha, usa óculos escuros e tem cabelos curtos e grisalhos. Ela está segurando a coleira de um cachorro de porte médio, de cor caramelo. O cachorro também está olhando para a câmera, com a boca aberta e a língua para fora. A mulher da direita tem cabelos escuros presos para trás. Ela está segurando a coleira de um cachorro preto, que parece ser um Labrador. O cachorro está olhando para a direita, com a língua para fora. O fundo da imagem mostra um campo seco com algumas árvores e arbustos ao longe, sob um céu azul claro. Uma cidade com edifícios pode ser vista ao fundo, à esquerda. O chão em primeiro plano é de terra batida com algumas folhas secas.
Prefeitura está investindo em ações voltadas ao bem-estar animal

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, está ampliando os investimentos em políticas públicas para a causa animal, com iniciativas que vão desde a readequação de espaços e implantação de novos serviços até programas de educação e conscientização da população.

Um dos destaques é a Unidade Móvel Veterinária, que passa por readequações para atender às resoluções e normativas vigentes e deve iniciar suas atividades em breve. O veículo, inicialmente, atuará diretamente nos núcleos de gatos identificados na cidade, em parceria com os munícipes que colaboram com o manejo dos animais. Além da captura para castração, a unidade também terá caráter educativo, promovendo orientações sobre posse responsável, bem-estar animal e zoonoses.

A imagem aérea mostra um complexo de edifícios com telhados vermelhos, possivelmente uma escola ou centro de treinamento.
Antigas baias do Disque Animais deram lugar, agora, a uma pista de passeio para os cães

A Unidade Móvel deverá, posteriormente, oferecer atendimento nas áreas periféricas e a zona rural, com os mesmos serviços.

Outra frente de trabalho readequou espaços que deram lugar a uma pista de passeio para os cães que vivem na Divisão de Proteção Animal. “Existia uma estrutura montada para os animais de grande porte que estão no Disque Animal, mas essa estrutura não era adequada. Por isso, transformamos o espaço em uma pista de caminhada e convivência para os cães que vivem aqui”, explicou o médico veterinário Mauricio Etechebere.

A imagem mostra: * Uma sala com paredes, piso e teto brancos. * Ao fundo, uma porta branca entreaberta, permitindo a entrada de luz. * À esquerda, um ar condicionado Elgin instalado na parede. * No centro da sala, uma mesa de exame de metal com um suporte para soro ao lado. * À direita, um armário branco com tampo de metal e gavetas, e acima dele, dois dispensadores na parede: um para papel toalha e outro para álcool em gel. * Há também tomadas elétricas visíveis nas paredes.
Unidade Móvel Veterinária, que passa por readequações e deve iniciar suas atividades em breve

Há ainda um estudo em andamento para a implantação de pet park nessa área. Segundo Etechebere, o projeto está sendo estruturado conjuntamente com outras secretarias, com o objetivo de garantir um espaço que promova lazer e convivência, ao mesmo tempo em que fortalece o papel do setor no cuidado com os animais.

PALESTRAS – A Divisão de Proteção Animal também está realizando, em parceria com o Departamento de Orientação Pedagógica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, uma série de palestras sobre guarda responsável. As ações acontecem em escolas municipais até o mês de novembro. As palestras abordam deveres, obrigações e cuidados necessários com cães e gatos domésticos.

Um gato preto e branco está sentado em uma superfície de concreto áspero. A luz do sol brilha de cima, criando sombras longas e finas no chão atrás dele. Seus olhos são amarelos e ele está olhando para a câmera. Ele tem um tufo de pelo branco ao redor do pescoço e no peito, e suas patas dianteiras e traseiras são brancas. O pelo em suas patas traseiras parece ter sido raspado. O gato está sentado com as patas dianteiras dobradas sob ele e suas patas traseiras estendidas para a frente. Ao fundo, há uma porta branca com uma maçaneta prateada e uma parede com azulejos brancos. Há também um tapete escuro no chão atrás do gato.
A Divisão de Proteção Animal conta, atualmente, com cerca de 50 cães e 40 gatos disponíveis para adoção

ADOÇÃO – A Divisão de Proteção Animal conta, atualmente, com cerca de 50 cães e 40 gatos disponíveis para adoção. Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3434-3888 (WhatsApp) e agendar uma visita. Após esse processo, é feita uma avaliação do interessado em adotar para garantir que cada pet (cão ou gato) seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar. A Divisão de Proteção Animal fica na rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.