Arrastão da dengue retoma atividades neste sábado, 06/01

A Prefeitura de Piracicaba começa 2024 intensificando os trabalhos de prevenção da dengue, zika vírus e febre chikungunya em toda da cidade com o combate ao mosquito transmissor destas doenças: o Aedes aegypti. Por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, acontecem amanhã, 06/01, dois mutirões e um arrastão passando por diversas regiões da cidade.

O já conhecido Arrastão da Dengue retoma suas atividades neste sábado, 06/01, das 8h às 14h, passando pelos bairros de Artemis, Monte Rey I e II, Parque Orlanda e Parque Piracicaba (Balbo), tendo como ponto de encontro das equipes o Varejão Municipal da Balbo (Rua Osasco, próximo Igreja Matriz). A orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

O objetivo desta ação é a retirada de materiais inservíveis que podem ser potenciais criadouros do mosquito. “Com a retirada de materiais que podem servir de criadouro para o Aedes podemos oferecer mais proteção aos moradores no sentido de que os mosquitos e larvas sejam também eliminados, pois em um único local a fêmea do mosquito chega a colocar, em média, mais de 100 ovos”, esclarece Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

Os Mutirões da Dengue também serão retomados neste sábado. Nos corredores comerciais, das 9h às 10h30, as equipes do PMCA passarão por todos os estabelecimentos comerciais nas Avenidas Manoel Conceição e Rui Barbosa – tendo como ponto de encontro a praça da igreja Matriz da Vila Rezende – com orientação e ações educativas sobre o mosquito Aedes. Também pela manhã, das 8h às 13h, o mutirão estará nos bairros na região Norte, em Santa Teresinha; o ponto de encontro é o Varejão do IAA (Avenida João Pedro Correa), com a participação de mais de 50 agentes comunitários de saúde.

Mutirão da dengue em residências acontece na região de Santa Teresinha neste sábado, dia 06

CLIMA – Segundo o coordenador do PMCA, os dados climatológicos mostram que o Brasil está sob influência do fenômeno natural El Niño, que tem como características apresentar temperaturas mais altas e chuvas intercaladas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue e sua transmissão é alta”, disse Tom.

Por esse motivo, conforme explica o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, o combate à dengue e ao seu mosquito transmissor deve permanecer constante. “É por isso que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não param com suas ações de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade. É preciso que todos nós entendamos o nosso papel no combate a essa doença. Estamos e vamos continuar fazendo de tudo para evitar surtos de dengue em nossa cidade e contamos com a colaboração da população”.

Arrastão da dengue passará por cinco bairros diferentes neste fim de semana

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 31/12 de 2023 foram registrados 3.116 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.443 casos e um óbito; em 2021, foram 5.356 casos e um óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.