Prefeitura intensifica ações para deter avanço da dengue
O Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) realiza a partir desta sexta-feira mais arrastões com objetivo de deter avanço da dengue no município. Amanhã, 50 agentes estarão percorrendo as ruas dos bairros Monte Líbano, Jardim Tatuapé e Paraíso. No sábado (03), 15 agentes farão retirada de criadouros e busca ativa de pessoas com sintomas da doença no bairro Monte Cristo, onde foram detectados novos casos de dengue.
Por meio da operação casa a casa, os agentes orientam os moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. Além desse trabalho, as ações incluem a retirada dos criadouros, busca ativa de casos suspeitos e nebulização de pontos estratégicos (borracharias, depósitos de sucatas, cemitérios, empresas de transportes etc).
De acordo com balanço do CCZ, mais de três mil imóveis foram visitados pelas equipes de combate a dengue nos dois últimos sábados consecutivos. A Encarregada do Combate a Dengue, Cristina Ortiz, disse que a maior dificuldade das equipes tem sido lidar com os imóveis que ficam fechados ou com a recusa dos moradores em receber o agente em sua residência.
No sábado, de 17 de fevereiro, das 1.330 residências visitadas no bairro Algodoal, 498 estavam fechadas e 35 recusaram a visita. No sábado passado (24), dos 1.711 imóveis visitados nos bairros Novo Horizonte e Javari, 684 estavam fechados e 27 proprietários não permitiram a entrada dos agentes.
“Apesar desse problema as ações de bloqueio e controle tem sido feitas, mas precisamos da colaboração da população para controlar a doença”, disse.
Os casos de dengue em Piracicaba já somam 172. O bairro Algodoal, na região da Vila Rezende, concentra 125 casos –– 72,7% de todos os casos positivos registrados no município em 2007 de um total de 499 notificações, 152 casos negativos e 175 aguardando resultados.
