A Prefeitura realiza neste sábado (31), Dia Estadual de Combate a Dengue, um arrastão preventivo nos bairros Cecap, São Francisco e Avencas, envolvendo cerca de 100 pessoas entre agentes comunitários, estudantes de enfermagem e agentes de zoonoses.
Considerado o “Dia D” no combate à doença, no dia 31, as ações serão intensificadas e haverá a distribuição de panfletos nos terminais de ônibus e em diversos pontos das Avenidas Dois Córregos e Piracicamirim com recomendações sobre como a população pode ajudar. Entre as dicas estão: guardar pneus em lugar fechado ou furá-los para que não acumulem água; tampar caixas d’água, garrafões e galões; usar sacos de lixo e manter as lixeiras bem fechadas; deixar a tampa do vaso sanitário abaixada; e jogar desinfetante ou água sanitária toda semana nos ralos.
Paralelamente, outras duas equipes, total de 27 agentes, dois caminhões prosseguirão com arrastões nas áreas com maior circulação do vírus da dengue, entre os bairros Nhô Quim, Vila Rezende e Algodoal.
Os agentes farão a retirada de criadouros e busca ativa de pessoas com sintomas da doença nesta região do bairro, onde foram detectados novos casos de dengue.
Por meio da operação casa a casa, os agentes orientam os moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. Além desse trabalho, as ações incluem a retirada dos criadouros, busca ativa de casos suspeitos e nebulização de pontos estratégicos e locais onde foram registrados casos positivos. Nesse sentido está sendo feita a nebulização com inseticida para controle do Aedes aegypti adulto.