A imagem mostra uma cena de atendimento de emergência médica em uma área externa, aparentemente rural. O foco principal é um grupo de profissionais de saúde do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendendo a uma pessoa deitada em uma maca improvisada. Há vários profissionais envolvidos: um médico, enfermeiros e técnicos, todos uniformizados com a identificação do SAMU. Eles estão prestando os primeiros socorros à vítima, que parece estar inconsciente ou ferida. Ao fundo, há uma caminhonete vermelha do Corpo de Bombeiros, sugerindo a participação deles na ocorrência. Há também outras pessoas presentes, algumas assistindo à cena e outras aparentemente envolvidas no atendimento, mas não uniformizadas como os profissionais de saúde. O cenário é de dia, com céu azul e vegetação esparsa ao redor. A atmosfera é de urgência e preocupação.
Samu é um dos serviços que estará sobre a regulação do CRISS em Piracicaba

Para garantir a equidade no acesso aos atendimentos de saúde no município de Piracicaba, bem como modernizar os instrumentos de gestão, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, instituiu o Sistema de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde de Piracicaba-SP (Siresp), conforme portaria nº 43/24, publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira, 06/12, que cria a Coordenação de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde (Criss).

Conforme explica o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, com a unificação dos serviços da Central de Atendimento ao Usuário SUS (Centrus) e do Serviço de Avaliação e Controle (SAC) em um mesmo espaço – atualmente os serviços atendem no prédio do Centro Cívico – foi possível criar este novo sistema “para ampliar a capacidade gestora sobre o SUS, por meio de uma estrutura organizacional completa, regionalizada e hierarquizada, consolidando a Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde nas áreas de urgência e emergência além da autorregulação”. “Ou seja, estamos otimizando a relação entre as unidades da rede assistencial do município, ordenando o fluxo de usuários a partir de suas necessidades, bem como sua atuação junto aos municípios do Departamento Regional de Saúde da 10ª Região (DRS-X), que possuam serviços de saúde referenciados a Piracicaba”, explicou.

De acordo com a portaria, também foi criada a Coordenação de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde (Criss), órgão diretivo, que utilizará o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), incumbido de fornecer subsídios para o planejamento contínuo das ações e serviços de saúde do município integrado às estratégias de saúde do DRS-X órgão regional da própria Secretaria de Estado da Saúde.

A Criss terá duas coordenadorias, sendo uma para regulação de vaga hospitalar e outra para regulação de vaga ambulatorial – que articulam os trabalhos das centrais de regulação municipal e regional integradas ao sistema Siresp, que é gerido pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) em todo Estado de São Paulo, visando o aprimoramento do gerenciamento dos pagamentos, orçamentos e contratos de prestação de serviços do SUS em Piracicaba.

A Criss tem como objetivos: organizar a regulação do Sistema Municipal, articulando o trabalho das Centrais de Regulação Municipal e Regional; identificar as debilidades relacionadas à comunicação intersetorial, horizontal e vertical, com as Centrais de Regulação Regionais; realizar seminários, oficinas de reciclagem e encontros objetivando capacitar a equipe municipal afeta à sua área de atuação; opinar conclusivamente a respeito da edição de atos normativos relacionados à sua esfera de atuação; confeccionar relatórios abordando a efetividade das práticas de regulação, contemplando os indicadores relativos aos diversos níveis da assistência; e emitir pareceres cotejando a relação custo/benefício de seus processos estruturados de manutenção.