A Prefeitura de Piracicaba instalou a primeira lombada eletrônica na avenida Pádua Dias, nas proximidades da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). O local foi escolhido por ser tecnicamente mais viável.

O secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, observa que este novo equipamento permitirá que o motorista observe em que velocidade está passando pelo local. Portanto, sem questionamento se estava ou não acima do permitido 40km/h. “Com este equipamento os menos desavisados não correm o risco de passarem acima da velocidade. Portanto torna-se um equipamento moderno e necessário para uma melhor educação em nosso trânsito. São equipamentos aferidos pelo INMETRO”, explicou Paulo.

Prates esclarece que o equipamento é bem visível num totem no canteiro central com um dispositivo digital que aponta a velocidade que o veículo passa sobre o laço detector no pavimento. Quando a velocidade registrada for superior ao limite permitido e a margem de tolerância for superada, uma máquina fotográfica é acionada. Segundo ele, a lombada eletrônica é um equipamento mais eficiente por punir exclusivamente os maus motoristas.

Segundo o secretário, a lombada eletrônica funciona por meio de sensores embutidos no asfalto que captam a presença do veículo e permitem que a velocidade do carro seja calculada pelo computador e indicada no alto do totem.

A lombada comum é alongada, tem 3,70 metros de cumprimento, por 12 a 15 centímetros de altura e dependendo de como o carro passa sobre ela poderá ser danificado. Já a eletrônica fica num plano só e exige apenas que o motorista reduza a velocidade.