A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) conclui nesta semana, a instalação de mais uma Estação de Conexão de Ônibus na Avenida Antonio Correia Barbosa e Dr. Paulo de Moraes. Com esta instalação, a Semuttran conclui a Estação de Conexão da Prefeitura, constituída por 04 equipamentos, sendo dois deles já instalados na Avenida Antonio Correa Barbosa e outros dois na Avenida Dr. Paulo de Moraes, nas proximidades do trecho que está sendo revitalizado pela Administração Municipal.
Segundo informou Vanderlei Quartarolo, da Divisão de Estudos Gerenciais e Planejamento de Transporte Público, na próxima semana começam a ser instalados os dois equipamentos na Estação de Conexão da Paulista, localizada na Avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo ao estacionamento da Paulista e na Estação de Conexão da Saudade, na Praça da Saudade, com dois equipamentos.
Quartarolo informou que a Estação de Conexão da Vila Rezende, localizada nas avenidas Rui Barbosa e 1º de Agosto, com dois equipamentos, já está funcionando e avaliou que o movimento está sendo muito bom por parte dos passageiros. Citou que 20% dos usuários da linha Água Santa e 7% dos passageiros da linha Santa Rosa utilizam esta estação, com destino ao Distrito Uninorte. “Estes resultados nos deixam satisfeitos, pois comprova que as pessoas estão entendendo a função deste equipamento, principalmente em relação a redução no tempo das viagens’.
De acordo com Quartarolo, as Estações de Conexão foram projetadas para atender a pontos de ônibus com alta concentração de passageiros, associado a uma elevada oferta de passagem de linhas de ônibus, com diferentes destinos de viagens. Ele explica que as estações têm características particulares que favorecem a orientação aos usuários do transporte público, quanto à utilização da integração temporal (benefício de integrar com até duas linhas no intervalo de 60 minutos com apenas uma passagem).
Com o atual sistema de bilhetagem eletrônica, com o uso do cartão eletrônico TIP, ressalta Quartarolo, o usuário do transporte público pode trocar de ônibus no trajeto, sem a necessidade de deslocar-se a um dos cinco terminais urbanos. “Foi com base neste sistema de integração, que os técnicos da Semuttran planejaram os locais onde deverão ser instaladas as Estações de Conexão, levando em consideração os locais onde já possuem diversas linhas de ônibus.