Prefeitura instala mais cinco faixas elevadas na cidade
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), instala mais cinco faixas elevadas na cidade. Na semana passada, os serviços foram realizados na rua Adelmo Cavagioni, ao lado Parque Regional, em Santa Teresinha. Esta semana estão previstas mais duas instalações: uma na rua Macatuba, em frente à escola Taufic Dumit, também em Santa Teresinha, e outra na região do Distrito Industrial Unileste, na rua Antônio Borja Medina. Além desses locais, foram instaladas na semana passada faixas elevadas nas ruas Osasco e Luisiana, na região do Parque Piracicaba. O pacote a qual pertence as faixas elevadas está em execução e contempla melhorias viárias em 19 locais, além da instalação desses 50 dispositivos, com investimento total de R$ 1 milhão. Somando essas unidades, já são 25 desse pacote, além de outras três instaladas por meio de convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo no ano passado.
Faixa elevada instalada no Parque Piracicaba A instalação segue a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência.
A escolha dos locais na cidade é realizada pelo Setor de Engenharia da Semuttran, que considerou critérios como fluxo, indicações via SIP-156, lideranças e vereadores. Além de locais indicados pelo Condef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência). Cada estrutura possui 4 metros de largura, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, e a largura das rampas é de 1,5 metro.
