O objetivo é dar agilidade à manutenção das ruas e avenidas de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou hoje, 02/07, o uso de inteligência artificial para análise e mapeamento das vias públicas em tempo real, a fim de identificar ocorrências que necessitam de intervenção de correção, como buracos, asfalto irregular, veículo abandonado, entre outras situações. O veículo já está percorrendo as ruas da cidade.

O objetivo, segundo a pasta, é dar agilidade à manutenção das ruas e avenidas de Piracicaba, bem como aos serviços de iluminação e outros que contribuam para o bem-estar da população. Esse tipo de identificação atualmente acontece por agentes de trânsito, portanto, com a nova ferramenta, estes profissionais estarão disponíveis para atender outras demandas no município.

A empresa terceirizada contratada é a Mapzer Inteligência Artificial Ltda, que é a desenvolvedora da ferramenta tecnológica e possui exclusividade no oferecimento do trabalho. O investimento é de R$ 1,6 milhão, pelo prazo de 12 meses. Entre as cidades que utilizam o serviço estão Hortolândia (SP), Palmas (TO), Santa Rosa (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Miguel Pereira (RJ) e Uberaba (MG), e o sistema, por se tratar de uma inteligência artificial, aproximadamente a cada dois meses pode ter uma nova habilidade a partir da análise e junção de estatísticas.

Veículo é equipado com câmera de alta resolução, sensores especiais e Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento e mapeamento nas vias públicas

O veículo utilizado para o serviço conta com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento e mapeamento, a cada 15 ou 30 dias, de mais de 30 ocorrências nos espaços urbanos da cidade. Entre as ocorrências monitoradas pela tecnologia estão calçada irregular, empoçamento, iluminação apagada (rodagem noturna), descarte irregular de lixo, mato alto, pichação, sinalização inexistente, tampa de bueiro irregular, entre outras.

Segundo a Semuttran, o sistema utiliza ainda o recurso de georreferenciamento, o que permite saber a localização exata das situações e, por isso, os agentes e fiscais estarão disponíveis para atender outras demandas, dando celeridade aos trabalhos que requerem presencialmente um profissional. Já as demandas mapeadas pelo sistema, serão encaminhadas para resolução de suas respectivas secretarias.