Imagem dos profissionais realizando a troca de luminárias na Estação da Paulista
Prefeitura iniciou hoje, 15-08, a troca de luminárias na Estação da Paulista (Justino Lucente)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou hoje, 15/08, a troca de luminárias na Estação da Paulista e estacionamento (bolsão), localizados à avenida Dr. Paulo de Moraes, na Paulista. Serão retiradas 76 luminárias do tipo globo que darão lugar a 152 de LED em 76 postes, sendo duas luminárias por poste. O investimento total da troca é de R$ 72 mil.

Os serviços começaram pela Estação da Paulista, que vai receber 60 postes (120 luminárias de LED); o bolsão de estacionamento receberá 16 postes (32 luminárias de LED) e a execução da troca neste ponto deve ser feita amanhã, 16/08. Além da troca, os postes serão prolongados em um metro, para melhorar a uniformidade da iluminação.

As lâmpadas LED são de 30 watts e são cinco vezes mais eficientes. Além disso, possibilitam o direcionamento da luz, garantindo mais iluminação ao local, em especial à noite. Com a troca, a economia energética será de 78%.A troca integra o programa de eficiência energética da Prefeitura de Piracicaba, que já atendeu mais de 1.000 pontos em 2022 e 2023, em várias regiões do município, desde praças e parques até viadutos e ruas.

O investimento total da troca é de R$ 72 mil; economia energética é de 78% (Justino Lucente)

MODERNIZAÇÃO – Recentemente, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel, abriu licitação para modernização e manutenção da iluminação em toda a cidade. Ao todo, 55.832 pontos serão atendidos com iluminação em tecnologia LED. As novas luminárias de LED devem ser de 60, 120 ou 180 watts, a depender dos locais onde serão instaladas. Do total de pontos, serão atendidos 2.900 novos, sendo 1.400 em praças e 1.500 em vias públicas (ruas e avenidas).

O investimento previsto de toda a modernização é de R$ 73 milhões, sendo R$ 25 milhões por meio do programa Desenvolve SP, R$ 30 milhões por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento Básico) e R$ 18 milhões do Tesouro Municipal (recursos municipais).