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Prefeitura inicia sinalização no antigo Anel Viário para obras de recuperação do pavimento em concreto

A partir de amanhã, 30/09, motoristas devem seguir pelos desvios e reduzir a velocidade durante os serviços

Por CCS / Publicado em 29/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
* A imagem mostra uma estrada de asfalto em um dia ensolarado. * Há árvores com flores rosa nas margens da estrada. * Há alguns cones de trânsito pretos e amarelos na beira da estrada. * Há caminhões e carros na estrada, indicando tráfego. * O céu está azul e claro, com algumas nuvens finas. * A paisagem ao redor é plana, com algumas áreas verdes e árvores.
Obras serão no antigo Anel Viário, que liga a SP-127 (rodovia Cornélio Pires) à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou hoje, 29/09, a sinalização do antigo Anel Viário (rodovia SPA 155/308), que liga a SP-127 (rodovia Cornélio Pires) à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), para início das obras de recuperação do pavimento em concreto. A partir de amanhã, 30/09, os motoristas terão que seguir por desvios – por isso, a Administração Municipal alerta para que os veículos trafeguem com atenção e reduzam a velocidade, garantindo a segurança de todos. 

A imagem mostra uma estrada de asfalto sob um céu azul claro com algumas nuvens brancas. À direita da estrada, há um campo de cultivo com fileiras organizadas de plantas verdes e solo vermelho. No campo, ao fundo, há uma longa fileira de estruturas retangulares de concreto, possivelmente um muro ou uma barragem. Na estrada, um carro preto de quatro portas está em movimento, andando na mesma direção que a câmera. O carro está na faixa da direita, e a câmera parece estar em um veículo que está ultrapassando o carro preto pela esquerda. A estrada tem marcações de faixa amarelas duplas e uma faixa branca na borda esquerda. A paisagem ao redor sugere um ambiente rural ou agrícola, possivelmente em um dia ensolarado e quente. A cultura no campo parece ser de cana-de-açúcar ou algo semelhante, com os brotos verdes emergindo do solo avermelhado. A fileira de estruturas de concreto adiciona um elemento incomum à paisagem agrícola.
Os serviços integram uma série de intervenções nas vias que receberam pavimento em concreto na gestão anterior

De acordo com informações da Secretaria de Obras, o reparo será em concreto nas regiões onde o piso apresentou falhas de execução. O concreto leva cinco dias para atingir a resistência, dessa forma, a liberação total do trânsito deve ocorrer na segunda-feira, 06/10.

A imagem mostra uma estrada de concreto com dupla sinalização amarela no centro. No primeiro plano, há uma grande rachadura no asfalto, com pedaços de concreto soltos e quebrados. A rachadura se estende por uma área considerável da pista. Ao fundo, vemos um terreno gramado e algumas árvores. Em segundo plano, há um galpão industrial de cor cinza com um logo branco e vermelho, e ao lado, um edifício com telhado laranja. Um caminhão branco está estacionado próximo ao galpão. A estrada continua em direção ao horizonte, onde o céu azul e claro domina a paisagem.
De acordo com informações da Secretaria de Obras, o reparo será em concreto nas regiões onde o piso apresentou falhas de execução

Os serviços integram uma série de intervenções nas vias que receberam pavimento em concreto na gestão anterior. A avenida Fioravante Cenedese, em Artemis, foi a primeira a passar pela manutenção. Agora, além do antigo anel viário, a recuperação vai contemplar pontos da avenida Limeira, Primeiro de Agosto, Pádua Dias e Cristóvão Colombo, identificados após fiscalização rigorosa iniciada em janeiro deste ano, a pedido do prefeito Helinho. Os serviços serão realizados sem ônus aos cofres públicos, já que estavam na garantia.

A fiscalização no pacote de obras de recape asfáltico e concreto incluiu a execução de ensaios por amostragem de todo o pavimento, determinando a espessura de pavimento, granulometria, compactação, resistência e teor de materiais aplicados a fim de avaliar a qualidade.

Os testes, então, identificaram problemas pontuais — chamados de patologias — que necessitam ser corrigidos. Por isso, a Pasta fez uma varredura em toda a cidade, identificando as vias que necessitam de reparos.

Segundo a Secretaria, esses trabalhos ainda fazem parte da fase de conclusão do contrato, uma vez que a Prefeitura não emitiu o termo de recebimento da obra. Isso significa que o prazo de garantia, que é de no mínimo cinco anos, ainda não começou a contar e todos os reparos não terão custo nenhum aos cofres públicos.

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos seguirá monitorando os serviços por meio de ensaios técnicos e exigência do cumprimento de todas as normas, até que o pavimento atinja a resistência e qualidade necessárias.


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