A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), iniciou hoje, 22/01, os serviços para recapeamento da pista de pouso e decolagens e ampliação da pista auxiliar (taxiway) do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. A primeira etapa consiste na fresagem, que é a remoção do pavimento antigo, como preparação do solo para aplicação da nova massa asfáltica.
O novo pavimento será feito em 36 mil metros quadrados da pista. Além disso, também será executada ampliação da taxiway, com aplicação de camada impermeabilizante e ligante em 4.000 metros quadrados.
A obra, que tem investimento total de R$ 4.254.976,53, é uma benfeitoria exigida de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a Semdettur, o recape da pista é a obra mais importante para a segurança dos usuários porque vai eliminar os buracos e ondulações na pista, ocasionados nos últimos anos pela aterrissagem diária das aeronaves.
“Temos feito manutenções pontuais na pista, para manter o bom funcionamento do Aeroporto, mas o recapeamento é fundamental, porque faz mais de 15 anos que esse serviço completo não é executado. Então, é uma obra necessária para garantirmos a segurança dos usuários”, destacou o diretor do espaço, Marcelo Kraide.