A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, iniciou na última segunda-feira (26), as obras de reparos na cabeceira da ponte de ferro de Ártemis. O tráfego pela ponte está interditado para o tráfego de veículos e ônibus, pelo prazo de um mês, tempo necessário para que aquele local receba os melhoramentos. O reparo será executado pela empresa Bema Engenharia e Construção e o custo é de R$ 15 mil.
O engenheiro da Semob, Ricardo Schiavuzzo afirmou que hoje foram colocados andaimes e proteção de tela na ponte para dar maior segurança aos pedestres. Ele explicou que a obra é necessária porque foi detectado um pequeno buraco na laje da ponte de aproximadamente 10 centímetros que em pouco tempo, se transformou em 20 centímetros. A partir daí foi colocada uma prancha de aço de meia polegada para segurar a evolução da deterioração da laje. “Esta medida paliativa foi executada até o serviço para reparo na ponte ser licitado”.
De acordo com Schiavuzzo, para sanar o problema, a empresa erguerá um andaime debaixo da ponte para romper parte da laje e retirar todo concreto solto. Em seguida, fará limpeza e colocará um reforço de ferragem para só então iniciar a concretagem e acelerar a liberação da ponte.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, durante este período, somente o tráfego de veículos pela ponte estará suspenso. As pessoas poderão atravessá-la normalmente, utilizando a passarela para pedestres. Para os moradores de Ártemis, a reforma da ponte não causará nenhuma alteração. Na segunda-feira agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.
Em relação ao transporte coletivo, o único ônibus que passa pela ponte é o que vem do bairro Paredão Vermelho. Mas de acordo com o Chefe de Operação da Semuttran, Vanderlei Quartarolo, o coletivo parará ao chegar na ponte e os passageiros andarão cerca de 80 metros, para pegar o ônibus que faz a linha Ártemis-TCI, na Estação de Conexão daquele distrito.
Em termos de transporte escolar, a Secretaria Municipal informou que três ônibus das linhas Paredão Vermelho, Pau DÀlhinho e Água Bonita e uma kombi utilizam a ponte, transportando em média 95 alunos. No período interditado, os ônibus farão baldeação levando os alunos até o início da ponte e outro fica esperando no final da ponte, para transportar os alunos até as escolas. O mesmo trajeto será feito pela kombi.
Tombada em 7 de março de 1999 pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), a ponte é referência para o distrito. A ponte de ferro liga a SP-304 à Rodovia Piracicaba-Ártemis e foi concluída em 1915, feita por iniciativa da Baronesa de Rezende. Com quatro metros de largura e 80 metros de comprimento, desde 1962, com a desativação do ramal ferroviário, passou a ser utilizada para transporte de veículos.