A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), iniciou a reforma da Casa do Artesão, situada na região da Rua do Porto, próximo ao campo de futebol. Até o momento, foram retirados telhas e madeiramento que estavam prejudicados, e também estão sendo feitos tratamentos de trincas.

casa do artesão, com parede branca e vegetação em volta
Casa do Artesão, após reforma, será a sede da Amoporto

As obras ainda contemplam novo madeiramento e telhado, manta asfáltica sobre o forro, colocação de novas esquadrias e adequações na parte elétrica.

foto aérea da Casa do Artesão
Até o momento, foram retirados telhas e madeiramento que estavam prejudicados, e também estão sendo feitos tratamentos de trincas

De acordo com a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, a Casa do Artesão, após reforma, será a sede da Amoporto (Associação dos Moradores e Restaurantes da Rua do Porto), por meio de permissão de uso. “O intuito é que no local sejam desenvolvidas atividades focadas no setor turístico, especialmente com o propósito de atrair mais turistas ao município, promovendo eventos e exposições com artesanatos locais e outros produtos que valorizem a nossa cidade”, comentou.

foto área da casa internamente
Serviços contemplam troca do madeiramento e do telhado, novas esquadrias e adequações na parte elétrica

A CASA – Inaugurada em agosto de 1999, a Casa do Artesão foi ocupada até 2016 com atividades culturais/artísticas, com 30 artesãos expondo e comercializando os próprios trabalhos. Hoje, esses profissionais têm como espaço de exposição e vendas a Casa do Artesão do Parque do Engenho Central e a Feira de Artesanato da Rua do Porto