Prefeitura inicia recuperação de asfalto para eliminar borrachudos
A Semob (Secretaria Municipal de Obras) inciou nesta semana a recuperação de asfalto com eliminação de borrachudos (deformações no asfalto). O pacote prevê 8.000 m² de pavimento refeito. Além do constante trabalho de tapa buracos e recapeamento, a Prefeitura vai investir R$ 692 mil para a eliminar os borrachudos da vias.
Nos próximos dias serão refeitos 7.800 m² de pavimento asfáltico e 200 m² de pavimento rígido (com concreto), próprio para pontos de paradas de ônibus. “Existem defeitos no pavimento, ou deformações, que não são corrigidas com tapa-buraco ou recapeamento. Tem que recuperar toda estrutura do pavimento, ou seja, refazer todas as camadas”, explica Arthur Ribeiro, secretário de Obras. “O objetivo é realizar este tipo de serviço, como por exemplo alguns pontos de parada de ônibus que não resistem aos esforços e acabam sofrendo deformação do pavimento. Neste locais tem que ser recuperada a estrutura no seu total.”
Os locais que receberão a intervenção foram priorizados de acordo com as necessidades como vias de grande fluxo de veículos; corredores de ônibus e locais com problemas estruturais e que ofereçam riscos à motoristas.
As chuvas constantes que têm caído desde o início do ano – 35 dos 69 dias de 2011 foram chuvosos –, associadas ao grande fluxo de veículos em Piracicaba – em abril de 2010 a cidade contava com 213.309 veículos –, contribuem para que surjam imperfeições no asfalto.
Em 2008, 25 pontos da cidade tiveram deformações no asfalto retiradas e foram recuperados. No ano seguinte o município investiu R$ 400 mil para eliminar borrachudos em 4.300 m² de ruas e avenidas. “Além disso, aumentamos as equipes de tapa-buracos e antecipamos o primeiro pacote de recapeamento, já anunciado pela imprensa. Tudo isso visa a melhoria das condições do pavimento da cidade, pavimento este que, conforme levantamentos de dados realizados pela Semob, cerca de 40% do pavimento tem mais de 30 anos”, afirmou Ribeiro.
