Evinha do Forró é atração da programação de sábado, no Engenho Central

A Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realizará ao longo deste mês de março diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8/03. A programação, gratuita, descentralizada e para todos os públicos, começa neste fim de semana, sábado, 2/03, e domingo, 3/03.

Amanhã, sábado, 2/03, as atividades acontecem no Engenho Central, a partir das 14h, próximo à entrada da passarela Pênsil. O evento começa com aula de forró da piracicabana Jessica Puppin, que ensinará passos e como conduzir o parceiro ou parceira.

Em seguida, haverá dois shows, primeiro com Evinha do Forró, uma das expoentes do gênero da cidade e que fez sucesso com sua participação no The Voice. Outra mulher que se apresenta no sábado é Liz Ferraz, cantora, triângulista e acordeonista de Campinas.

No domingo, 3/03, a programação será oferecida na Estação da Paulista. Assim como as atividades de sábado no Engenho Central, tudo é gratuito. Começa às 9h com o Seminário de Autodefesa Contra Ataques Violentos, em que Dennis Magalhães, agente da Polícia Federal, ensina passos de autodefesa contra ataques violentos.

A parte teórica da aula conta com uma apresentação audiovisual com informações básicas sobre o Sistema KALAH de autodefesa, além de exibição de vídeos com situações reais de violência e interação com as participantes.

A parte prática terá alguns exercícios básicos de proteção e postura para se defender de algumas das agressões mais comuns contra as mulheres, como tapas, socos e esganaduras. O objetivo é que, dessa forma, a vítima consiga fugir e pedir socorro, aumentando as suas chances de sobrevivência.

Oficina de ecobag será ministrada pela Luci Boaventura, designer de produtos sustentáveis

Já no período da tarde, às 14h, a primeira atividade é a oficina de ecobag, ministrada por Luci Boaventura, designer de produtos sustentáveis e graduanda em produção têxtil. Ela ensinará a confeccionar ecobags com reutilzação de calça jeans.

Às 16h a Estação da Paulista recebe apresentação do Quarteto de Cordas. O grupo é formado por quatro musicistas que atuam profissionalmente em Piracicaba e região: Paola Redivo e Liège Pedroso nos violinos, Jacqueline Oliveira na viola clássica e Ketlyn Costa no Violoncelo. Ativas na área musical, tocam em várias Orquestras da região, atuam ou já atuaram na área de ensino musical e seguem se aprimorando cada vez mais na performance e no ensino de seus respectivos instrumentos.

Paola Redivo é uma das integrantes do Quarteto de Cordas

O evento especial às mulheres termina no domingo às 17h, com aula de ginástica rítmica com Mariana Casser, ex-ginasta tricampeã brasileira de ginástica acrobática, há 10 anos em Piracicaba, trabalhando com públicos de um ano e meio até cerca de 60 anos.

CAPOEIRA – No domingo, 3/03, outra atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher é a Capoeira Delas, no Engenho Central, próximo à entrada da passarela Pênsil, às 10h. A atividade será conduzida pelo Mestre Nambu, com rodas de mulheres, que também cantarão e tocarão instrumentos, além de falar sobre a importância da data.

SERVIÇO – Programação especial às mulheres. Sábado, 2/03, no Engenho Central (próximo à passarela Pênsil), às 14h, e domingo, 3/03, na Estação da Paulista, das 9h às 11h, e das 14h às 18h. Entrada gratuita.