A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana as obras de pavimentação em concreto da rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste. E os serviços também continuam na rua Joana D’Arc, na região do bairro Jardim Monumento, que foi a via de estreia dos trabalhos desta primeira etapa do pavimento de concreto, que contempla 45km de avenidas e ruas da cidade, em mais de 30 pontos com intenso fluxo de veículos. No total, dividido em quatro etapas, o pacote de recape vai beneficiar cerca de 258 km de vias de Piracicaba, com material asfáltico e de concreto.

imagem de rua com terra

Na rua Benedito de Andrade, o concreto será da rua Pheliphe Zaidan Maluf até a rotatória de acesso à rodovia Margarida da Graça. Já na rua Joana D’Arc, a aplicação do concreto é em toda a sua extensão, da rua Floriano Carraro até a rua Emílio Galdi.

“O foco é nas principais avenidas e ruas do município, nas entradas de Piracicaba e aquelas com maior fluxo de veículos. A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, explica o prefeito Luciano Almeida.

O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

Nesta primeira etapa de pavimentação será executado o PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para tráfego leve e para tráfego pesado, com alternância do dimensionamento (espessura) das camadas de concreto.

Os trabalhos que antecedem a pavimentação, quando necessário, incluem extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, além de terraplanagem, compactação, e camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples).

caminhão e trator em rua de terra
Obras de pavimentação em concreto da rua Professor Benedito de Andrade, no Unileste, começaram

“Devido às obras, pode haver algum transtorno nas regiões onde o serviço acontece, porém, isso é passageiro e é para a melhoria na cidade, por isso pedimos a compreensão da população”, disse a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, acrescentando que equipes da Pasta orientam os motoristas em caso de interdição das vias.

VIAS – O valor de contrato com o consórcio para recape de concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento estão a avenida 1º de Agosto, no bairro Algodoal (entre a passarela de pedestre até a avenida Mario Dedini); avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Padua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Caixão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).