Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura inicia operação de realocação de jacaré

Por Comunicação Social / Publicado em 01/03/2016
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), iniciou operação de captura e realocação do jacaré-de-papo-amarelo que vive um uma lagoa na rotatória da avenida Alberto Vollet Sachs e rua Santa Catarina. O réptil será solto na região do Tanquã, conhecida como mini-pantanal paulista, onde já vivem outros de sua espécie. A licença para o remanejamento foi obtida na sexta-feira, 26, no Departamento de Fauna (Defau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A primeira tentativa foi realizada na noite de ontem, 29/02, com início às 20h., mas o jacaré não foi capturado. De acordo com a Sedema, a partir de agora ele será monitorado constantemente até que sua captura seja efetuada. A operação é coordenada pelo veterinário Thiago Vilalta, especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres.

Vilalta explica que o objetivo é fazer a realocação sem machucar e sem estressar o animal. Após a captura, serão coletados sangue e escamas para a realização de exames e para saber o sexo do animal. Ele também será chipado antes de ser solto.

O jacaré-de-papo-amarelo é encontrado em área que vai da região norte à região sul do Brasil. Prefere brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. Com hábitos carnívoros, pode viver até 50 anos e chegar a três metros de comprimento. A espécie já esteve ameaçada de extinção, por causa da poluição de seu habitat e caça predatória.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.