Máquina perfura asfalto da avenida 1º de Agosto.
Avenida 1º de Agosto é uma das mais importantes e movimentadas do município e será pavimentada em concreto

A avenida 1º de Agosto, uma das mais importantes e com maior tráfego de veículos do município, começou hoje, 04/01, a ser preparada para receber um novo pavimento – em concreto – no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem um fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, muito mais durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra um pacote de recape iniciado pela Prefeitura, que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

Os serviços na 1º de Agosto começaram na rede de drenagem de águas pluviais, que inclui demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, para depois ser feita a terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) até a concretagem.

Homens trabalhando em avenida 1º de Agosto, ao lado de um monte de terra.sendo descarregada
Serviços na 1º de Agosto tiveram início com obras de drenagem

Para a realização das obras, será feita a interdição parcial da avenida. Dessa forma, a Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e, quando possível, que evitem utilizar a via, usando rotas alternativas.

Homem passa máquina em asfalto.
Trabalhador faz corte no asfalto para iniciar serviços de drenagem na avenida Primeiro de Agosto

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o foco do pavimento em concreto é, justamente, avenidas como a Primeiro de Agosto, com grande fluxo de veículos, além de outros pontos, como as entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.
Segundo o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Tranportes (Semuttran), duas ruas já recebem a pavimentação em concreto: a rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem) e a rua Benedito de Andrade, no Unileste (já na fase de aplicação de concreto.

Ainda segundo o engenheiro, a pavimentação de concreto em Piracicaba é acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins), para estudos. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente este serviço, para dar respaldo para a Prefeitura, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto nesta quantidade que planejamos”, explicou o engenheiro.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).