Imagem mostra trecho da avenida 1º de Agosto; com asfalto degradado; há vários carros na via e uma moto do lado esquerdo da imagem
Prefeitura inicia nova fase da pavimentação em concreto na avenida 1º de Agosto nesta quarta-feira, 16/10

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), inicia na quarta-feira, 16/10, a segunda fase da pavimentação em concreto da avenida 1º de Agosto, no Areão. O trecho que será atendido tem cerca de 900 metros, compreendendo da passarela de pedestres próxima da empresa ArcelorMittal até a avenida Mario Dedini, no sentido São Pedro – Piracicaba. Para não prejudicar o trânsito, as obras serão feitas em etapas, sendo primeiramente na faixa da direita, que ficará interditada durante as obras; a faixa da esquerda ficará livre para o tráfego.

Aos motoristas, é orientado que evitem o trecho, utilizando rotas alternativas. Uma opção, é acessar o viaduto Francisco Avanzi (Chicão), seguindo pela avenida Rio Claro, avenida Monsenhor Martinho Salgot e avenida Limeira. Também é possível fazer o contorno por dentro do bairro Algodoal, utilizando o acesso para a rua Emílio Bertozzi e seguindo pela rua Nossa Senhora de Lourdes, avenida Francisco de Souza, rua José Soledade, avenida Barão de Valença e avenida Mario Dedini.

Imagem mostra trecho da avenida 1º de Agosto; com asfalto degradado; há vários veículos, uma moto amarela no centro da imagem e alguns estabelecimentos comerciais no canto superior direito
Com fluxo de veículos de cerca de 15 mil por dia, a avenida apresenta problemas constantes no pavimento há décadas

PRIMEIRA FASE – A avenida 1º de Agosto, no sentido Piracicaba – São Pedro, foi uma das primeiras vias a ser contemplada pelo pavimento em concreto. Na primeira fase, cerca de 800 metros da via receberam o novo pavimento, no trecho que compreende do entroncamento da avenida Juscelino Kubitschek até a passarela de pedestres.

Com fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, a avenida 1º de Agosto apresentava problemas constantes no pavimento há décadas.

O PUC (Pavimento Urbano em Concreto) tem alta durabilidade, além da garantia de, no mínimo, 20 anos contra danos causados pelos impactos no pavimento, tornando-se uma alternativa durável, com vida útil prolongada, econômica, eficiente e segura.

Além da maior durabilidade, o pavimento em concreto diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos, além de necessitar menor interferência de manutenção preventiva e corretiva.

Os serviços integram o pacote de recuperação dos pavimentos das vias que estão danificados e vai beneficiar cerca de 258 km em toda a cidade.

Imagem demonstrativa contendo um mapa e o desenho indicando a rota alternativa para os motoristas
Rota alternativa 1 – Via Algodoal
Imagem demonstrativa contendo um mapa e o desenho indicando a rota alternativa para os motoristas
Rota alternativa 2 – Via avenida Rio Claro