Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura inicia limpeza em área sob a Ponte do Caixão

Por Comunicação Social / Publicado em 07/10/2021
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Defesa Civil, iniciou na manhã de hoje, 07/10, limpeza às margens do rio Piracicaba, sob a ponte do Caixão. A força-tarefa teve início a partir de denúncias e fiscalização devido ao acúmulo de materiais como entulhos, rejeitos de recicláveis e galhos de árvores no local, que é uma Área de Proteção Permanente (APP).

Também dão apoio à força-tarefa a Águas do Mirante e Piracicaba Ambiental. De acordo com a Defesa Civil, ainda não é possível mensurar a quantidade de materiais existentes ali. A ação deve continuar ainda nos próximos dias, uma vez que foi dividida em duas fases, sendo a primeira para retirada de materiais mais leves e a segunda, materiais pesados. “Tem muito lixo, entulho, material inservível, rejeito de recicláveis, descartados de forma irregular debaixo da ponte”, informa Odair Luiz de Melo, da Defesa Civil.

Prefeitura iniciou na manhã de hoje limpeza sob a ponte do Caixão | Foto: Prefeitura de Piracicaba/Sedema

O setor de Fiscalização da Sedema e o Pelotão Ambiental também atuam no local. De acordo com o setor de fiscalização, um reciclador irregular próximo à ponte será notificado e tem 72 horas para desocupar o local. Ainda segundo a fiscalização, esse reciclador não descarta o rejeito da atividade no local, mas deve deixar a área, uma vez que é uma APP.

A partir da limpeza, para evitar que ocorra acúmulo de material novamente no local, o setor de Fiscalização e Pelotão Ambiental vão monitorar a área. Em caso de flagrante, os responsáveis pelo descarte de resíduos receberão autos de infração, serão encaminhados à delegacia para abertura de Boletim de Ocorrência e responderão por crime ambiental.

Sedema e Defesa Civil atuam para limpar APP próxima à ponte do Caixão | Foto: Prefeitura de Piracicaba/Sedema

De acordo com Melo, da Defesa Civil, há estudo também de instalar uma tela abaixo da ponte. “Vamos estudar a instalação de tela para evitar que os materiais sejam descartados ali. Entre os prejuízos para o meio ambiente, com esse descarte de materiais, está a poluição do lençol freático, além da poluição visual. Também existe o risco de que pessoas coloquem fogo nesse material, o que pode comprometer a estrutura da ponte”, comenta Melo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.