O prefeito Helinho Zanatta de camisa clara, calça azul, está ao centro apontando para monte de material no Ecoponto do Jardim Oriente, tendo ao seu lado o secretário de Obras e o secretário de Segurança Pública.
Helinho Zanatta entre os secretários Luciano Celêncio e Odair Melo em visita ao ecoponto do Jardim Oriente

A Administração Helinho Zanatta deu início à limpeza dos sete ecopontos do município. O material é coletado, transportado e destinado para aterro adequado. A medida foi necessária, já que a gestão anterior não concluiu a contratação de empresa para o serviço, o que causou acúmulo de material, com a lotação dos ecopontos.

Monte de lixo amontoado no ecoponto do Oriente.
Ecoponto do Jardim Oriente um dos primeiros a receber a operação de limpeza

Os trabalhos começaram ontem, 13/01, pelos ecopontos do Jardim Oriente e Monte Rey, de onde já foram retiradas cerca de 450 toneladas de material. Hoje, 14/01, o prefeito, acompanhado dos secretários de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, visitou o equipamento do Jardim Oriente, que fica na rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes.

Caminhão branco passa ao lado do ecoponto do Monte Rey
Ecoponto do Monte Rey também estava cheio de material retirada começou

“Há muito tempo não se faz a retirada. São toneladas e toneladas acumuladas. Agora estamos dando a destinação correta a esse material para poder organizar os ecopontos e cumprir a legislação”, observou Helinho Zanatta.
Para garantir a continuidade do funcionamento dos ecopontos, que são essenciais para os munícipes, a Prefeitura assinou um termo de compromisso para prestação de serviços, que vai garantir a limpeza dos espaços até a abertura de licitação para contratação de empresa. Esse convênio, além de resolver o problema da lotação dos espaços, ainda deve gerar uma economia de cerca de R$ 9 milhões para os cofres públicos nos próximos dois meses, recursos estes que poderão ser destinado para áreas como saúde e educação.


SAIBA ONDE FICAM OS ECOPONTOS DO MUNICÍPIO

Piracicaba conta com sete ecopontos para descarte correto de materiais, abertos das 7h às 17h, de segunda a sábado. São aceitos materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. O objetivo é manter a cidade limpa e inibir o descarte irregular de resíduos, que pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Confira os endereços:
Ártemis – rua Fioravante Cenedese;
Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia;
Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima;
Mário Dedini II – Rua dos Topázios;
Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo;
Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho
Santo Antônio – rua João Laurelli

DENÚNCIA – O descarte irregular de resíduos é crime. Para denunciar descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a Prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19)  3422-0200.