A Secretaria de Indústria e Comércio iniciou hoje (26) o levantamento de informações dos ambulantes informais que atuavam na praça Ennes da Silveira Melo, ao lado do Terminal Central de Integração. Das 8 às 17 horas, dezesseis pessoas se apresentaram. A triagem prossegue amanhã (27). O levantamento de dados colhe informações referentes à atividade, quanto tempo atua no comércio ambulante, localidade em que reside e procedência dos produtos.

A medida foi tomada após intervenção da Polícia Civil que apreendeu na última sexta-feira, dia 23, produtos piratas e contrabandeados ao redor do TCI. Após o episódio, a Prefeitura cumprindo a lei, retirou os ambulantes daquele espaço público. A presença dessas pessoas, muitas delas vindas de outros municípios, acabava gerando vários problemas, entre os quais, concorrência desleal com os comerciantes instalados no Camelódromo.

Os dados da triagem serão utilizados para ajustar os vendedores, após ser votado o projeto de lei de autoria do Executivo que disciplinará o trabalho dos ambulantes no município ser votado pela Câmara de Vereadores. A intenção da Prefeitura é estudar um local provisório que não seja ao lado do TCI.