A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), iniciou a instalação de mais 68 faixas elevadas em diversos bairros da cidade, em pontos considerados estratégicos, como em frente a escolas e outros locais com fluxo intenso de veículos e pedestres. Dos 68, 21 equipamentos já foram instalados.
Faixa instalada na avenida Luiz Ralph Benatti, no Mário Dedini, em rente ao Sesi
O investimento para esta 4ª etapa das pequenas remodelações viárias é de R$ 4,01 milhões, os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Educação e Manutenção do Trânsito, com recursos de multas de trânsito no município. Os trabalhos envolvem serviços como implantação de rotatória, faixas elevadas, acessibilidade e outras adequações. Nos dois primeiros pacotes de obras e remodelações viárias que já foram concluídas, o valor do investimento foi de R$ 4,9 milhões e contemplaram 62 faixas elevadas.
Já foram instaladas as faixas elevadas nas ruas professor Felinto de Brito e Ingá (Jd. São Paulo); da Palma (Paulista); José Tomazella (Jd. Itaberá); Dom Pedro I e Dr. Otávio Teixeira Mendes (Bairro Alto); José Pinto de Almeida e Dom Pedro II (Centro); das Oliveiras (Bosques do Lenheiro); Amador Bueno (Monte Líbano); Presidente Wenceslau Braz (Jd. Glória); Benedito Dias (Cecap); Conchas (São Jorge); João Sampaio (São Dimas) e Santa Cruz (Centro).
A rua das Oliveiras, no Bosques do Lenheiro, também ganhou faixa elevada: mais segurança na travessia de pedestres
As avenidas Dona Lídia, Américo Brasiliense (Vila Rezende); 9 de Julho (Tupi); Luiz Ralphi Benatti (Mário Dedini) e a travessa Dona Eugênia (São Dimas) também receberan o equipamento.
As faixas elevadas atendem a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nº 738/2018, que estabelece normas e critérios para o dispositivo. Entre os principais benefícios estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência. Cada estrutura possui uma plataforma com 4 metros de comprimento, a altura acompanha a guia existente, com cerca de 15 cm, rampas de 1,5 metro de extensão e a largura conforme a via a ser implantada.
A escolha dos locais na cidade foi realizada pelo setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que considerou critérios como fluxo, indicações via SIP-156, lideranças, vereadores, com consulta ao Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência).
Faixa elevada instalada na avenida 9 de Julho, no distrito de Tupi
"As faixas elevadas auxiliam os estudantes durante a travessia próximo a escolas, principalmente nos horários de entrada e saída, quando o fluxo de veículos é maior. Também pensamos na acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos, crianças e obesos, já que esse tipo de dispositivo facilita a travessia. Além de ser melhor para os pedestres, elas também são de mais fácil visualização para os motoristas", explica o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.