A Prefeitura iniciou o processo de migração total dos dados da Rede Municipal de Saúde para um novo e moderno software, o Siss Saúde (Soluções Inteligentes de Serviços à Saúde), por meio do qual será possível organizar e administrar toda a rede de atendimento, que soma 161 unidades de saúde, garantindo maior agilidade no atendimento à população e melhor uso dos recursos humanos, entre outras vantagens. O Siss Saúde teve investimento de R$ 6,3 milhões para 24 meses. Sua implantação total está prevista para os próximos 12 meses.
Com a nova ferramenta, os usuários da rede pública de saúde poderão, entre outros serviços, marcar consultas e exames, agendar retirada de medicação, acessar seu histórico de uso da rede, além de avaliar como foi atendido na unidade de saúde, tudo isso por meio de um aplicativo, sem sair de casa.
Henrique Marin, da Giespp, apresentou o Siss Saúde para os coordenadores de departamentos da SMS
A implantação teve início esta semana com apresentação do software, no anfiteatro do Centro Cívico, para os coordenadores e responsáveis por departamentos da Saúde. A apresentação foi feita por Henrique Assis Marin, representante da Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada Ltda), vencedora do Pregão Eletrônico, com suporte do Centro de Informática da Prefeitura, responsável pela implantação do novo sistema.
O próximo passo será a elaboração de cronograma de treinamento das equipes e a escolha de 60 multiplicadores – servidores que vão ajudar na coordenação e gerenciamento da implantação do sistema – além da criação de um comitê permanente para alinhamento das ações de implantação e manutenção do novo sistema.
Filemon Silvano, secretário de Saúde, explica que a infraestrutura de sistema interno estava defasada há anos. "Com todos os dados integrados, os atendimentos em saúde serão mais ágeis e menos burocráticos. Com o sistema 100% informatizado, todas as 161 unidades de atendimento e administrativas poderão verificar, em tempo real, a situação de cada paciente. Com isso implantado, vamos conseguir dar outro passo importante que é a oferta da telemedicina", ressaltou.
Coordenadores de departamentos da SMS participaram da apresentação do Siss Saúde em sua fase 1
COMO FUNCIONA – De acordo com os desenvolvedores, o Siss Saúde é capaz de mapear as unidades básicas de saúde, urgência, especializadas e hospitalares e comparar a capacidade de atendimento de cada uma com as demandas da região. Dessa forma, faz a distribuição e organização ideal dos recursos humanos e materiais por estabelecimento.
A ferramenta também alerta os gestores de saúde e informa os médicos e demais profissionais sobre quando e como executar as atividades para padronizar e humanizar o atendimento, também lembra cada paciente os dias e horários exatos para que não perca a consulta agendada. "Essa é uma das funções que nos auxiliará muito, já que o índice de absenteísmo (falta às consultas), em sua maioria por esquecimento, é grande e compromete toda a rede. Em janeiro deste ano, estavam agendadas 20.023 consultas na atenção básica. Dos agendados, 3.906 pessoas faltaram, uma taxa de 24% de absenteísmo. Em fevereiro foram 10.352 consultas com 1.888 faltosos, ou 22%", explicou Filemon Silvano.