O prefeito Luciano Almeida e o titular da Simap, Alex Salvaia, estiveram com a equipe da Engemaia para acompanhar as intervenções (Camila Piacentini) A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em conjunto com a empresa Engemaia, iniciou na tarde de hoje, 18/01, o corte de árvores no topo da pedreira do Bongue. As intervenções são realizadas para conter e prevenir novos desprendimentos de rocha no talude, o que pode ocasionar acidentes na avenida Jaime Pereira.

O prefeito Luciano Almeida e o titular da Simap, Alex Gama Salvaia, estiveram no local hoje, para acompanhar os serviços. “Recebemos o laudo final da pedreira na segunda, dia 16, e definimos uma sequência de medidas, como o corte dessas árvores que estão na borda da pedreira. Ao final do corte, faremos ainda instalação de tela de contenção com seis metros de altura; melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira; limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira. Com essas medidas, nesse momento, conseguiremos liberar a avenida Jaime Pereira dentro do prazo de 60 dias”, destacou o prefeito. O objetivo é retirar as árvores que estão em área de risco e que podem causar o desagregamento de outros blocos de rocha (Guilherme Valdanha)

"Essa é uma primeira parte de todo o processo de corte das árvores no topo da pedreira. A Engemaia, que é a empresa contratada para manejo arbóreo na cidade, começou na tarde de hoje essas intervenções e deve continuar nessa área até o fim da semana. O objetivo é retirar as árvores que estão em área de risco e que podem causar o desagregamento de outros blocos de rocha. Por isso esses cortes são tão necessários", disse Salvaia.

Rogério de Oliveira, engenheiro florestal da Engemaia, explicou que, nesta semana, cerca de dez árvores de grande porte serão retiradas. “São árvores que estão na borda da pedreira e já dão indícios de que podem cair. É uma área de risco, então estamos fazendo esse trabalho com toda a segurança, utilizando corda de linha de vida com cinto de segurança, tipo de paraquedista, sustentando o operador de motosserra. Faremos os cortes até o fim da semana nessa área e na semana que vem seguiremos para uma área ao lado”, explicou. Cortes das árvores no topo da pedreira do Bongue teve início hoje (Camila Piacentini)

ROTAS ALTERNATIVAS – A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas: Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes) Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte) Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.