Prefeitura inicia construção do centro cultural na Vila África
O prefeito Barjas Negri autorizou e já foi dado início à construção de um centro cultural e social para a Associação Esportiva e Cultural Vila África, atendendo a pedido de duas Conferências da Igualdade Racial e um compromisso de governo com aquela comunidade. O terreno tem cerca de 320 m2 e a nova sede terá 120 m2 de área construída. A decisão foi tomada após reunião com os secretários municipais Rosângela Camolese (Ação Cultural e Turismo), Camilo Barioni (Agricultura e Abastecimento), Arthur Ribeiro (Ipplap) e Márcia Maria Monteiro, da Associação Vila África.

Nova sede ficará num terreno entre a rua Pascoalina Orlando e avenida Alberto Volet Sachs, na Vila Independência
Antes dessa segunda reunião com o prefeito Barjas Negri, a secretária Rosângela já vinha discutindo o assunto com a diretoria da associação, inclusive a definição de uma proposta-base para a sede. Em seguida, ela foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras, que ficou encarregada de elaborar o projeto da construção. A nova sede ficará num terreno entre a rua Pascoalina Orlando e avenida Alberto Volet Sachs, na Vila Independência.
Segundo o prefeito Barjas Negri, a construção da sede, além de atender a pedidos da Conferência da Igualdade Racial, era um compromisso do Executivo com a comunidade da Vila África. Mas, a maior dificuldade era encontrar uma área pública naquela região que coubesse um centro social, nos moldes que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema) tem feito, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Terreno tem cerca de 320 m2 e a nova sede terá 120 m2 de área construída
“Este espaço visa valorizar e resgatar a cultura afro-brasileira, fortalecer a importância da sua contribuição na identidade cultural brasileira e toda a riqueza cultural: a dança, culinária, música, artesanato, religião, entre outros aspectos”, comemora Márcia Monteiro.
RAIO-X DA OBRA
Centro Social da Vila África
Barracão: 17 m x 7 m (121 m2 no total)
Cozinha: 3 x 3 m
Sanitários: de 3 x 1,70 m
Cobertura em telhas de fibrocimento
