A Campanha Nacional de Vacinação para o Idoso Contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (dia 24) e se estende até o dia 5 de maio, em todas as unidades de saúde da cidade e em postos volantes. A meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas – 72% – com mais de 60 anos receberam a vacina.

Podem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais. A data de vacinação na zona urbana é de 24 de abril a 05 de maio, e na zona rural será amanhã (dia 22). Interessados deverão procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência. Interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Programas de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, respeitando o horário de atendimento de cada local, além do Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h. Equipes de vacinação estarão também na Praça José Bonifácio, das 7h às 17h; os cinco terminais de ônibus, das 6h às 12h e haverão postos volantes em várias regiões da cidade, das 7h às 12h.

O Ministério da Saúde recomenda que 70% das pessoas com 60 anos ou mais tomem a vacina contra a gripe. O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, acredita que, no ano passado, só ultrapassou este índice estabelecido porque adotou estratégias, maior número de parceiros, de postos e do trabalho de servidores e voluntários.

Para receber a vacina, a pessoa deve levar a Carteira de Vacinação ou apresentar a Carteira de Identidade (RG). O lançamento oficial da campanha aconteceu em 30 de março. O Barjas Negri disse que este ano a responsabilidade ainda é maior, “pois a meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas (72%) com mais de 60 anos receberam a vacina”.

A exemplo do ano anterior, que a Prefeitura apostou na parceria com a sociedade para alcançar maior conscientização do público alvo. Este ano, a campanha conta com o apoio de várias empresas e entidades, como de General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.

A vacina contra a gripe diminui em 90% o risco de contrair a doença e é necessário toma-la todos os anos no outono, pois o vírus muda constantemente. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início da campanha, há sete anos, houve redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa das vias respiratórias, altamente contagiosa, transmitida pelo vírus Myxovirus influenzae, por meio das secreções do nariz e da boca de pessoa contaminada. Já os resfriados são transmitidos por vírus diferentes e apresentam sintomas mais brandos do que a gripe.

A vacina não costuma dar reação. Porém, algumas pessoas podem apresentar moleza, febre baixa e pequenas dores no corpo que desaparecem em 24 a 36 horas. É necessário que o idoso seja vacinado anualmente porque o vírus se transforma constantemente e o organismo humano não consegue detectar esta modificação.

Postos de vacinação

– Unidades Básicas de Saúde (UBS): horário de atendimento de cada unidade