A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou hoje, segunda-feira, 29/01, a etapa de aplicação de pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto. Esta fase de trabalho deve durar cerca de 15 dias, contemplando o primeiro trecho da pavimentação de concreto, que são de 200 metros. Diante disso, a avenida permanece interditada 24 horas por dia entre a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a avenida Rio Claro, no sentido Piracicaba – São Pedro. O desvio do tráfego local acontece pela rua Cesário Simioni e avenida Limeira. Na saída da avenida Limeira, o motorista deve pegar a via no sentido contrário de direção (à esquerda), como se voltasse para Piracicaba. Vai passar sobre o viaduto e acessar a avenida 1º de Agosto, também na mão contrária de direção, e voltar para a mão correta de direção da 1º de Agosto, por meio de uma travessa em frente ao Posto Resendão.

imagem aérea da via sendo concretada
Etapa de concretagem na avenida 1º de Agosto começou hoje

Para evitar congestionamentos, especialmente em horários de pico, a Semuttran sugere que os motoristas com destino a Santa Terezinha e Distrito Industrial Uninorte considerem rotas alternativas que podem ser acessadas pela avenida Centenário ou avenida Renato Wagner, avenida Armando Dedini (Shopping Center Piracicaba), avenida Limeira, avenida Monsenhor Martinho Salgot e rodovia Geraldo de Barros (SP 304). Outra opção é a avenida Doutor Paulo de Moraes, avenida Jaime Pereira, Ponte Romeu Pinassi (Ponte do Caixão), avenida Cristóvão Colombo e Rodovia Geraldo de Barros (SP 304).

Conforme já anunciado pela Prefeitura, o pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto será no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 32 pontos que receberão esse tipo de pavimento, mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

Antes da aplicação do pavimento de concreto, as etapas de trabalho que ocorrem nas vias são: serviços de rede de drenagem de águas pluviais, que incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo; e, na sequência, terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples), ou seja, fresagem e reciclagem.

caminhão derramando concreto
Pavimento de concreto tem maior durabilidade e diminui o custo com manutenção de veículos

“De etapa em etapa, vamos realizando os serviços para deixar a malha viária da cidade cada vez melhor para os usuários. Na avenida 1º de Agosto, em cada lado, ou seja, nos dois sentidos, o pavimento de concreto será por cerca de 900 metros lineares, totalizando 1,8km, então os serviços vão acontecendo simultaneamente”, explicou a titular da Semutran, Jane Franco Oliveira.

Ela comentou, ainda, que outras duas ruas da cidade estão no processo de receber a pavimentação em concreto. São elas: rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem), e rua Benedito de Andrade, no Unileste (na fase de aplicação de pavimento em concreto).

imagem de via com concreto
Avenida 1º de Agosto é uma das mais de 30 dias que receberão pavimento de concreto

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o pavimento em concreto será aplicado em avenidas de grande fluxo de veículos, como a Primeiro de Agosto, e nas entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).