A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou hoje, segunda-feira, 29/01, a etapa de aplicação de pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto. Esta fase de trabalho deve durar cerca de 15 dias, contemplando o primeiro trecho da pavimentação de concreto, que são de 200 metros. Diante disso, a avenida permanece interditada 24 horas por dia entre a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a avenida Rio Claro, no sentido Piracicaba – São Pedro. O desvio do tráfego local acontece pela rua Cesário Simioni e avenida Limeira. Na saída da avenida Limeira, o motorista deve pegar a via no sentido contrário de direção (à esquerda), como se voltasse para Piracicaba. Vai passar sobre o viaduto e acessar a avenida 1º de Agosto, também na mão contrária de direção, e voltar para a mão correta de direção da 1º de Agosto, por meio de uma travessa em frente ao Posto Resendão.
Para evitar congestionamentos, especialmente em horários de pico, a Semuttran sugere que os motoristas com destino a Santa Terezinha e Distrito Industrial Uninorte considerem rotas alternativas que podem ser acessadas pela avenida Centenário ou avenida Renato Wagner, avenida Armando Dedini (Shopping Center Piracicaba), avenida Limeira, avenida Monsenhor Martinho Salgot e rodovia Geraldo de Barros (SP 304). Outra opção é a avenida Doutor Paulo de Moraes, avenida Jaime Pereira, Ponte Romeu Pinassi (Ponte do Caixão), avenida Cristóvão Colombo e Rodovia Geraldo de Barros (SP 304).
Conforme já anunciado pela Prefeitura, o pavimento de concreto na avenida 1º de Agosto será no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 32 pontos que receberão esse tipo de pavimento, mais eficiente e durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra pacote de recapeamento iniciado pela Prefeitura que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.
Antes da aplicação do pavimento de concreto, as etapas de trabalho que ocorrem nas vias são: serviços de rede de drenagem de águas pluviais, que incluem demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo; e, na sequência, terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples), ou seja, fresagem e reciclagem.
“De etapa em etapa, vamos realizando os serviços para deixar a malha viária da cidade cada vez melhor para os usuários. Na avenida 1º de Agosto, em cada lado, ou seja, nos dois sentidos, o pavimento de concreto será por cerca de 900 metros lineares, totalizando 1,8km, então os serviços vão acontecendo simultaneamente”, explicou a titular da Semutran, Jane Franco Oliveira.
Ela comentou, ainda, que outras duas ruas da cidade estão no processo de receber a pavimentação em concreto. São elas: rua Joana D´Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem), e rua Benedito de Andrade, no Unileste (na fase de aplicação de pavimento em concreto).
VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.
De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o pavimento em concreto será aplicado em avenidas de grande fluxo de veículos, como a Primeiro de Agosto, e nas entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.
VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).