A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), inicia na próxima semana a implantação de projetos de melhorias do sistema de transporte coletivo, com ampliação da oferta de viagens em 20 das 75 linhas, com incremento de mais de 900 viagens no mês. A ampliação beneficia usuários que utilizam as linhas de segunda a sexta-feira e fins de semana.

As linhas que terão a ampliação de ofertas de viagens são 002 – Panorâmica, 003 – Beira Rio, 007 – Nova América, 021 – Monte Alegre, 101 – Monumento, 120 – Mário Dedini, 123 – Vila Fátima, 203 – Noiva da Colina, 207 – Vila Independência, 214 – Chapadão, 312 – Higienópolis, 319 – Costa Rica, 321 – Vila Cristina, 403 – Lago Azul, 409 – Bessy/TVS, 412 – Santa Olímpia, 501 – Tanquinho, 503 – Santa Rosa, 701 – Jupiá e 811 – Anhumas.

Com a conclusão, o transporte coletivo terá ampliação de 900 viagens mensais, totalizando 85.900 viagens e 13.500 quilômetros rodados a mais, perfazendo 880.500 quilômetros mensais.

A ampliação acontece com base nas informações obtidas pelo sistema de bilhetagem e pesquisas nas linhas. De acordo com Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran, o estudo para ampliações e melhorias será constante. "A secretaria realizará periodicamente estes levantamentos técnicos operacionais, visando melhorar cada vez mais a qualidade deste importante serviço público", disse Jane.

NOVA CONCESSÃO – A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran, está com edital de concessão do transporte coletivo urbano e rural de passageiros por ônibus e do transporte especial Elevar aberto. As propostas podem ser enviadas até 19 de abril, data que também serão abertos os envelopes para escolha da nova empresa que vai gerir o transporte público. Com mais conectividade na frota (wi-fi e entradas USBs) e alguns veículos com ar-condicionado, a nova concessão do transporte coletivo trará diversas melhorias aos usuários. De acordo com a Semuttran, o edital prevê a execução dos serviços por cinco anos, em regime de exclusividade e com a possibilidade de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa. O valor estimado de receita do contrato no período de cinco anos é de R$ 486.984.513,29.

Entre as novidades da nova concessão estão a construção de garagem para a Prefeitura e a manutenção e limpeza dos terminais. A empresa vencedora deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. A frota deverá ter ainda idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos. No mínimo 40 deverão possuir ar-condicionado. Esses veículos vão atender às linhas troncais, que são aquelas que ligam os terminais dos bairros ao Terminal Central de Integração (TCI).

Todos veículos da frota contarão também com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão ainda sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Semuttran. Os terminais vão manter as câmeras de segurança e o wi-fi.