A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), inaugurou na manhã desta terça-feira, 19/12, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas III), localizado na rua Manoel Corrêa de Arzão, 133, no Bairro Santa Teresinha. As atividades no novo espaço terão início em 02/01/2025, substituindo o serviço anteriormente executado em parceria com o Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus-Tratos na Infância (Crami).

A imagem mostra um grupo de pessoas, em sua maioria mulheres, reunidas em um corredor de tijolos, aparentemente para uma inauguração. Há uma placa no centro da imagem, que é desvelada por duas mulheres. As mulheres usam roupas sociais e formais, e a atmosfera parece formal e comemorativa. O ambiente é um corredor estreito entre duas paredes de tijolos. Ao fundo, outras pessoas assistem à cerimônia.
A Prefeitura inaugurou nesta terça, 19.12, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas III)

O Creas é um serviço especializado que atende famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social. Entre as atividades realizadas estão o atendimento psicossocial a vítimas de violência (como violência doméstica, abuso sexual e violência física), assistência a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco, além de encaminhamentos para outros serviços de proteção social e articulação com áreas como saúde, educação e segurança pública.

A inauguração da terceira unidade do Creas atende a uma demanda histórica, identificada nas Conferências Municipais de Assistência Social. Após a implantação do serviço, a região norte da cidade passa a contar com duas unidades do Creas, cada uma com a meta de atender 200 famílias, totalizando 400 atendimentos na região.

A imagem mostra uma sala ampla e bem iluminada, com um piso de cerâmica marrom-avermelhada. Há uma área de espera com cadeiras e uma mesa pequena onde se encontram um jarro de água e outras pequenas coisas. No fundo da imagem, uma prateleira repleta de livros infantis e brinquedos coloridos, incluindo um tapete de atividades para crianças menores. Há um refrigerador de água e um armário ao fundo do corredor, com uma porta de correr. No canto da sala, há um ventilador e algumas cadeiras de plástico.
O Creas é um serviço especializado que atende famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social

A equipe do Creas III será composta por oito profissionais, incluindo a coordenadora Letícia Castellani de Lara, psicólogos, assistentes sociais e um técnico de apoio administrativo.

Durante a inauguração, a superintendente da Proteção Social Especial, Rosimeire Aparecida Bueno Jorge, explicou que os serviços anteriormente oferecidos pelo Crami, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), serão mantidos. No entanto, agora passam a ser realizados diretamente pela administração pública, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O prefeito Luciano Almeida destacou a relevância do serviço para a população mais vulnerável da cidade, que ainda enfrenta desafios relacionados à violência e à vulnerabilidade social. “Agradeço o empenho dos servidores, que fazem esse trabalho fundamental de apoio às pessoas em situação de risco. Piracicaba é uma cidade rica e pujante, mas ainda marcada por muitas desigualdades.”

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante, reforçou que os serviços públicos, quando realizados diretamente, têm maior eficácia, especialmente no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ela agradeceu o apoio do prefeito Luciano Almeida, que acolheu as demandas da pasta, e destacou os avanços significativos na área. “Entre 2020 e 2024, aumentamos em mais de 300% a capacidade da Proteção Social Especial, que atende pessoas com direitos violados. Com uma estrutura adequada, foi possível atender toda a demanda e nos preparar para os desafios futuros”, afirmou.

A imagem mostra a fachada de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 3) em Piracicaba, São Paulo. O prédio é de cor cinza e tem um portão de ferro. Há um letreiro na parede com o nome do centro e informações sobre o serviço oferecido.
Os atendimentos no novo espaço terão início em janeiro de 2025, substituindo o serviço anteriormente executado em parceria com o Crami