A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (13), o Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável das Bacias Piracicaba-Capivari (Cresans). A solenidade reuniu a participação do prefeito Barjas Negri, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, diversos representantes de municípios da região e de autoridades na área de segurança alimentar.

O espaço é um Centro de Referência Regional que oferecerá treinamento, educação e capacitação em segurança alimentar para a região, que abrange 13 municípios. A sede possui cozinha experimental, além de sala de aula e será coordenada por um Comitê Gestor composto por sete integrantes da região.

A coordenadora do Cresans, Lucia d’Ávila, disse que a criação do centro representa um grande avanço para a segurança alimentar. No local serão centralizadas as informações sobre segurança alimentar, promovidas discussões e elaboração de políticas e principalmente, capacitação de multiplicadores de informações sobre alimentação, nutrição e saúde.

O Cresans vai abrigar o Sisvan – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e a Comissão Regional de Segurança Alimentar. Implantado na cidade desde 1995, o Sisvan é uma estratégia de combate à desnutrição, principalmente de crianças menores de 5 anos, por meio da avaliação contínua de fatores como peso e estatura, que influenciam o estado nutricional das populações.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, por conta da atuação do Sisvan e de outras iniciativas, Piracicaba encontra-se mais avançada em termos de informações sobre a situação nutricional no município. “A expectativa é que esse espaço seja um pólo propositor de políticas públicas, assim como de soluções tecnológicas, pedagógicas e metodológicas para segurança alimentar e nutricional”, disse.

De acordo com relatório do Sisvan, em Piracicaba, a situação nutricional referente ao combate a desnutrição infantil tem apresentado resultados positivos, apesar de o índice de desnutrição no município ter ficado em 6% em 2005, três pontos percentuais acima do preconizado pela OMS.

Já as 4.500 crianças das Escolas Municipais de Ensino Infantil acompanhadas pelo Sisvan têm apresentado um índice de sobrepeso de 11%.

Para o prefeito Barjas Negri, o Brasil apresenta duas faces antagônicas inerentes a nutrição e alimentação _ “excesso de um lado e carência de outro”. Nesse sentido, o Centro deverá ser um espaço de colaboração e articulação de informações e projetos para a conquista da Segurança alimentar.