A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Educação, inaugura na sexta-feira, 20/12, às 17h, o Centro de Formação Educacional, que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame, falecido em 28 de abril de 2022. O espaço está localizado no endereço que abrigou a Pinacoteca Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, no Centro) e passou por reforma para receber atividades pedagógicas para os professores e culturais para a população em geral.

A imagem mostra um salão grande e vazio com muitas cadeiras pretas dispostas em fileiras. As cadeiras são de plástico e parecem novas ou bem conservadas. O chão é de um material que parece ser um tipo de piso de granito ou pedra polida, com um padrão salpicado de branco e cinza escuro. O teto é alto e possui painéis de moldura branca, luz embutida e janelas de vidro. Há também uma porta visível no fundo do salão, e uma parede bege clara ocupa a maior parte do espaço da parede. Há um ar condicionado e um projetor na parede. Em geral, o salão parece limpo, bem iluminado e espaçoso.
O prédio foi reformado e recebeu pintura nova interna e externa, entre outros serviços

O prédio recebeu reparos para sanar problemas como infiltrações, pintura nova interna e externa, instalação de projetores, adequação dos equipamentos do sistema de ar-condicionado e de alarmes, jardinagem, entre outros.

As empresas Mind Lab e Colaborativa doaram o mobiliário e itens para a decoração de duas salas que serão utilizadas pelos docentes. A Poliedro, responsável pelo sistema de ensino utilizado na rede e parceira da SME, fez a doação de 300 cadeiras para o anfiteatro principal. O espaço ainda conta com recepção, uma sala de projeção com 56 lugares, almoxarifado, cozinha, quatro banheiros e varanda externa.

A imagem mostra uma sala de aula ou área de aprendizagem vibrante e moderna. As paredes são de um tom neutro e apresentam um mural colorido com o logotipo do Google for Education e a marca "Colaborativa", sugerindo um espaço educacional tecnologicamente integrado. O mobiliário é moderno e inclui mesas baixas e arredondadas, banquetas coloridas em forma de cubo e bancos curvos que se encaixam de forma criativa. As cores são alegres e incluem tons de azul, verde, laranja e vermelho, criando um ambiente dinâmico e estimulante.
Empresas parceiras da SME doaram o mobiliário e itens para a decoração de duas salas que serão utilizadas pelos docentes

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que a SME possui um anfiteatro com capacidade para 250 lugares e duas salas que são usadas pelos profissionais da educação e de outras pastas da Prefeitura, mas que esses espaços já não atendem as necessidades dos professores da rede. “O Centro de Formação vai receber atividades que permitirão que os mais de 3.000 professores que temos em nossa rede continuem estudando e se atualizando, e estará aberto também para atividades culturais. É um patrimônio de Piracicaba, um prédio que foi tombado devido a sua importância para a cidade e temos a preocupação de preservar suas características históricas e culturais.”

A imagem mostra um sinal na parede de um prédio que diz "Centro de Formação Educacional Professor Antonio Carlos de Mendes Thame", com o logo da prefeitura de Piracicaba. A parede é azul-acinzentada e há uma escada com corrimão branco à esquerda. O chão é de ladrilhos amarelos. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia. A imagem está bem focada e é de boa qualidade.
A Prefeitura de Piracicaba inaugura na sexta-feira o Centro de Formação Educacional

O local sediou no começo do mês a realização da 1ª Mostra ETI Pira, que apresentou os trabalhos elaborados pelos alunos da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. O público conferiu peças artesanais, esculturas produzidas com materiais recicláveis, fotografias e outras criações que foram desenvolvidas nas oficinas realizadas no contraturno das aulas durante o ano de 2024, unindo educação e cultura.

DENOMINAÇÃO – A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 74ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 173/2024, que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame com a denominação do Centro de Formação Educacional.

A imagem mostra um close-up de um homem de meia-idade de pele clara usando óculos. Ele está vestindo um terno escuro e gravata, e um microfone está posicionado perto de sua boca. Ele parece estar falando para um público. O fundo é escuro e pouco definido. Ele parece estar em um ambiente formal. A expressão do homem é séria e concentrada.
A Câmara aprovou o projeto de lei que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame com a denominação do local

Piracicabano nascido em 1946, Thame formou-se em engenharia agronômica pela Esalq/USP e em direito pela PUC-Campinas. Foi mestre em economia rural e professor licenciado da Esalq, além de apresentar o programa “Viver Sustentável”, da Rede Vida.

Na vida pública, destacou-se como prefeito de Piracicaba (1993-1996), secretário estadual nos governos Mário Covas e Geraldo Alckmin, e primeiro presidente do Comitê das Bacias PCJ. Deputado federal por várias legislaturas, foi fundador do PSDB e filiou-se ao Partido Verde (PV) em 2016.

Thame faleceu aos 75 anos, em 28 de abril de 2022, e era casado com a ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Ferruzzi Thame.