A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na sexta-feira, 20/12, o Centro de Formação Educacional Prof. Antonio Carlos de Mendes Thame, localizado na rua Moraes Barros, 233, no prédio que abrigou a antiga Pinacoteca.
A cerimônia foi marcada pela emoção e contou com a presença de familiares e amigos do professor e político Mendes Thame, que homenageia o local com seu nome, além de vereadores e secretários. O público presente pôde visitar uma exposição com fotos e textos que relembraram a história de vida de Mendes Thame, e assistir a depoimentos das ex-alunas Beth Liborio, Marise Dal Pogetto e Claudia Maria Rodrigues Garcia, que compartilharam suas memórias em vídeos.
Em 2025, o prédio passa a receber eventos voltados aos docentes da Rede Municipal de Educação e atividades culturais para a população.
O prefeito Luciano Almeida, que foi aluno de Mendes Thame, fez um discurso relembrando as marcas que o professor deixou na sua trajetória. “Ele sempre foi uma inspiração, não apenas pelo seu conhecimento, mas pela forma como acreditava nas pessoas e na educação como caminho para transformar vidas “, destacou o prefeito.
Em um discurso emocionado, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, viúva de Mendes Thame, compartilhou histórias do marido e contou sobre o carinho que ele sempre teve por Piracicaba e pela educação. “Ele acreditava profundamente que a educação é o maior legado que podemos deixar para as futuras gerações. Este Centro de Formação reflete o que ele defendia: um espaço para aprender, inovar e construir”, afirmou Nancy, agradecendo pela homenagem e ressaltando a importância do local para a formação dos professores.
O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o Centro de Formação vai receber atividades que permitirão que os professores da rede continuem estudando e se atualizando, e estará aberto também para atividades culturais. “É um patrimônio de Piracicaba, um prédio que foi tombado devido à sua importância para a cidade e temos a preocupação de preservar suas características históricas e culturais.”
Marcaram presença no evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andrea Almeida, a corregedora do município, Renata Bueno, o secretário de Obras, Márcio Marino, a secretária de Trânsito de Transportes, Jane Franco, os vereadores Acácio Godoy e Paulo Camolesi, além de docentes da Rede Municipal e representantes das empresas Mind Lab e Colaborativa, parceiras da SME.
O prédio do Centro de Formação recebeu reparos no segundo semestre de 2024 para sanar problemas como infiltrações, pintura nova interna e externa, instalação de projetores, adequação dos equipamentos do sistema de ar-condicionado e de alarmes, jardinagem, entre outros.
As empresas Mind Lab e Colaborativa doaram o mobiliário e itens para a decoração de duas salas que serão utilizadas pelos docentes. A Poliedro, responsável pelo sistema de ensino utilizado na rede e parceira da SME, fez a doação de 300 cadeiras para o anfiteatro principal. O espaço ainda conta com recepção, uma sala de projeção com 56 lugares, almoxarifado, cozinha, quatro banheiros e varanda externa.