O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato inaugurou na tarde de ontem (31), mais uma unidade de atendimento a população de Piracicaba. Trata-se do Centro de Artes e Ofícios (Caof) Jardim Oriente “Madre Ana de Jesus”, um espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) destinado à realização de cursos gratuitos. Atualmente existem outras duas unidades instaladas nos bairros Jaraguá e Parque Piracicaba.

O equipamento que recebeu a denominação sob a Lei Municipal n.º 8.253/15 de autoria do vereador Pedro Kawai, foi implantado no antigo prédio do Centro Comunitário do Jardim Oriente e conta com os cursos de artesanato, corte e costura básico, cozinha trivial, cabeleireiro, pedicure e manicure. Mais de 240 pessoas já participam das aulas que iniciaram há duas semanas. Os cursos de cabeleireiro, pedicure e manicure devem abrir as inscrições no mês de outubro.

Os cursos tem duração de até três meses e serão ofertados nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. São oferecidas 15 vagas por turma. Durante todo o ano, 790 vagas serão ofertadas na unidade.

Com o investimento de R$ 287.000,00, o novo equipamento foi adaptado ao padrão da unidade de atendimento do Caof Jaraguá.

O Caof trabalha com a promoção de cursos oferecidos gratuitamente à população piracicabana com base no projeto Desenvolvimento de Habilidades realizado pelo Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O objetivo é promover a autoestima, desenvolver a habilidade de cada cidadão além de contribuir com a renda familiar.

Durante a realização dos cursos destinados a pessoas com idade a partir de 14 anos, todo o material para o aprendizado é oferecido gratuitamente aos cursistas que, ao final das aulas, recebem o certificado de

conclusão do curso. Mais de 600 pessoas/mês participam dos cursos ofertados nas unidades Caof “Alaíde Stipp Cruz” – Parque Piracicaba e Caof “Francisco Edílson dos Santos” – Jaraguá.