A Prefeitura entregou no último sábado (09), mais uma biblioteca comunitária, dessa vez no bairro Vila Industrial. A iniciativa tem entre outros objetivos a descentralização das ações culturais, ampliação da acessibilidade e maior incentivo à leitura aos moradores do bairro.
A solenidade de entrega contou com as presenças do prefeito Barjas Negri, secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolesi, da diretora da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto“, Lucila Calheiros Silvestre, entre outros representantes da comunidade.
A Biblioteca Comunitária “Dona Angelina Cordova Garcia Leal” do Vila Industrial foi montada em parceria com a comunidade local , na sede do Centro Comunitário, na rua Sebastião Nogueira de Lima, 650. O nome de Angelina Cordova Gardia Leal foi escolhido pela comunidade, por ter sido uma benemérita que contribuiu com o Centro Comunitário
O espaço, que passou por reforma geral e pintura, contará com cerca de 5 mil livros, divididos entre os de pesquisa, romance, literatura, jornais, revistas e infantis. Parte do acervo foi doada pelas empresas locais, por meio do Projexb, que desenvolveu campanha no município de arrecadação de livros novos. O restante foi adquirido pela Secretaria de Ação Cultural.
A administração planeja a instalação de bibliotecas comunitárias em outros bairros da cidade. Para isso estão sendo avaliados centros comunitários com salas ociosas ou escolas públicas, que disponham de espaço físico para a instalação de uma biblioteca comunitária.
Segundo a titular da Ação Cultural, Rosangela Camolesi,já foram feitos contatos com as comunidades de Tupi, Paulicéia, Piracicamirim, Jaraguá e Vila África. Estes locais estão sendo estudados pela Ação Cultural. Com isso, a Prefeitura consegue aumentar o número de usuários de bibliotecas, o que contribuí com a cultura da cidade.